O Consumidor Responsável

Pesquisas recentes mostram que 8 em cada 10 brasileiros preferem comprar produtos de empresas ambientalmente responsáveis. Quem traz a informação é o boletim diário do site
Envolverde (http://envolverde.ig.com.br/), que também diz:
  • "90% dos consumidores tendem a comprar produtos ecologicamente corretos nos próximos 12 meses;
  • 38% estão dispostos a pagar mais por esses produtos;
  • Em pesquisa realizada nos Estyados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Brasil, Espanha, França, China, Índia e México, o Brasil é o país com maior disposição para mudanças e o mais preocupado com o problema".

O artigo ainda traz um questionamento: aonde estão estes consumidores brasileiros? Em qual realizadade podemos encontrá-los? Em outras palavras, a pesquisa reflete somente as classes mais abatadas e educadas?

Mesmo que seja isso, o crescimento da consciência ecológica do consumidor brasileiro é visível e não demora muito para que todas as classes estejam engajadas dentro dessa responsabilidade.

Em suma, a "vigilância ecológica" depende de todos: governos, empresas, ONGs e , principalmente, das comunidades.

O artigo da educadora Regina Migliore (http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=53635&edt=) ainda traz 6 recomendações para ser sustentável:

1. Amplie sus perspectiva para valores universais;

2. Pense em suas atitudes pessoais: não precisa sair catequizando todo mundo: fatos e atos falam por si.

3. Recupere a natureza benéfica do seu trabalho, empresa, serviço;

4. Reduza e qualifique suas necessidades e seu consumo;

5. Dê uma ressignificada no seu lixo, em tudo o que você despeja no mundo e nos impactos que você provoca;

6. Aprenda mais e ensine menos.

0 comentários:

top