Envolverde (http://envolverde.ig.com.br/), que também diz:
- "90% dos consumidores tendem a comprar produtos ecologicamente corretos nos próximos 12 meses;
- 38% estão dispostos a pagar mais por esses produtos;
- Em pesquisa realizada nos Estyados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Brasil, Espanha, França, China, Índia e México, o Brasil é o país com maior disposição para mudanças e o mais preocupado com o problema".
O artigo ainda traz um questionamento: aonde estão estes consumidores brasileiros? Em qual realizadade podemos encontrá-los? Em outras palavras, a pesquisa reflete somente as classes mais abatadas e educadas?
Mesmo que seja isso, o crescimento da consciência ecológica do consumidor brasileiro é visível e não demora muito para que todas as classes estejam engajadas dentro dessa responsabilidade.
Em suma, a "vigilância ecológica" depende de todos: governos, empresas, ONGs e , principalmente, das comunidades.
O artigo da educadora Regina Migliore (http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=53635&edt=) ainda traz 6 recomendações para ser sustentável:
1. Amplie sus perspectiva para valores universais;
2. Pense em suas atitudes pessoais: não precisa sair catequizando todo mundo: fatos e atos falam por si.
3. Recupere a natureza benéfica do seu trabalho, empresa, serviço;
4. Reduza e qualifique suas necessidades e seu consumo;
5. Dê uma ressignificada no seu lixo, em tudo o que você despeja no mundo e nos impactos que você provoca;
6. Aprenda mais e ensine menos.
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