Enquanto não fica pronto, lanço algumas idéias que anotei. Como o assunto e integração de mídias e criação de conteúdo em grupo, quem sabe os leitores me ajudam a construir esse texto em conjunto!
Pois é, a convergência de mídias se tornou um dos assuntos mais apaixonados do momento por especialistas em comunicação.
Uma excelente opção para quem quer se aprofundar no assunto é o livro Cultura da Convergência, de Henry Jenkins (Ed. Aleph,2008). O livro analisa não só a convergência das mídias, como também a maneira com que os profissionais de marketing devem lidar com isso e tirar vantagem, ao invés de continuarem a ver a internet como uma mídia passiva.
Como curiosidade, além de autores internacionais, o livro é também prefaciado por um brasileiro: Mauricio Mota. Ele é autor do blog “Os alquimistas estão chegando” (www.oalquimista.com/) e do conceito multimídia que gera vários outros tipos de mídia a partir do próprio blog, como a gravação do primeiro programa “Os alquimistas estão chegando”.
O atual ícone do que significa ‘convergência de mídias’ ou ‘transmídia’ talvez seja o seriado americano Heroes. O caso, relatado no livro, mostra como um conteúdo pode ser criado entrelaçando a televisão e a internet, alem de outros veículos de mídia.
Cruzando conhecimentos, temos outro livro imperdível para quem quer se aprofundar na crescente intangibilidade: A nova cultura do desejo – os segredos sobre o que move o comportamento humano no século XXI (Melinda Davis – Record/2002). Ainda sobre o surgimento de vários novos tipos de mídias, Melinda nos diz:
“As escolhas multimídias dividiram nossas atenções. Muitas famílias e amigos se reúnem diante da lareira do receptor de TV, mas milhões de outros juntam-se a fogueiras de TV mais recentes, ou se dissociam completamente da sincronia da transmissão comunitária com TiVo, videocassete, jogos eletrônicos, pay-per-view, DVD, o grande universo alternativo online, ou a vida real. Alguns observadores lamentam que o tecnoprogresso que prometia tornar a humanidade uma imensa aldeia global, sintonizada conjuntamente nos mesmos eventos, na verdade nos transformou numa miríade de pequenos clãs invisíveis.
(Libertos dos grilhões do tempo e da geografia, os consumidores apresentam um desafio duplo ao marketing: não apenas são difíceis de alcançar, como também difíceis de achar)”.
Ainda acrescento mais um desafio: os consumidores atuais são difíceis de serem retidos em um site site ou de gerar ‘aderência’, como quiser.
O contraponto fica por conta do blogueiro Steve Rubel. Em seu artigo, É visível o fim dos meios de comunicação tangíveis (www.micropersuasion.com/2008/11/the-coming-end.html), Steve afirma que até 2014, quase todos os jornais, revistas, livros, DVDs, softwares vendidos em caixas e vídeo games estarão em declínio acentuado ou extintos. Veja alguns exemplos que o autor posta no seu blog, entre outros:
- O Christian Science Monitor disse que está trocando sua edição diária impressa para uma online.
- A Microsoft esta fazendo ajustes para disponibilizar o programa XBox 360 apenas para download.
O Autor ainda pergunta, em forma de provocação: há quanto tempo você não compra um CD?
(http://www.leitura.com/descricao.php?id=295602)
Agora, fazendo o contraponto do contraponto, veja como Regis McKenna (http://www.regis.com/) fecha o segundo capitulo do seu livro Acesso Total:
O que vai acontecer no fim desse artigo? Aguardem, cenas dos próximos capítulos, aqui ou em outra mídia convergente! Ou divergente !? Tchan, tchan, tchan, tchan!“Ainda não se sabe como os povos dos paises emergentes irão influenciar os mercados mundiais a medida que eles ganharem acesso [comunicação on-line acessível e barata]. Alguns irão tornar-se ativos em informação como as crianças das gerações seguintes. Quando um ou dois bilhões de pessoas do mundo todo tiverem acesso a redes globais de informação, poderemos ver os maiores negócios e rupturas sociais do século XXI.”
0 comentários:
Postar um comentário