Empreendedores, blogs e luminárias!

A era do ‘empurrar’ seus produtos/serviços por meio de campanhas publicitárias e vendas agressivas está acabando. O consumidor do século XXI tem acesso a muita informação e sabe cada vez mais como se ‘defender’.

Ao invés de empurrar, o que está funcionando são estratégias de puxar seus clientes potenciais, ou seja, criar oportunidades para ser encontrado por eles. Derrick Sorles, do blog Business Blogging Consultants, sintetizou a questão, dizendo que vivemos a idade da busca.

Seguindo esse raciocínio, tenho falado ‘um monte’ sobre a importância de ter um blog para empreender com sucesso. Além de ser uma ferramenta de baixo custo, ela permite que seu público se envolva com seu conteúdo. Acho que os últimos posts estressaram o assunto!?

Só mais um adendo para condenar definitivamente os sites a uma categoria de folders eletrônicos. Sorles diz (http://businessbloggingconsultants.com/2009/01/21/the-mayo-clinic-gets--it--do-you--the-web-20-benefits-for-business.aspx):
“Ter um Web site da sua empresa é tão '5 anos atrás'. As mídias sociais — o guarda-chuva que engloba blogs, sites de network, fotos, vídeos e podcasts, e outras mídias geradas pelos usuários — representam a nova era”.


SPAM é tão ‘15 anos atrás’!

Pois agora vou mostrar um caso hipotético baseado em um spam que recebi por e-mail. Antes, atenção: não envie SPAM - NUNCA. Isso é contra-produtivo e trabalha contra a sua marca. Pode gerar boca-a-boca negativo e pode ser mortal para sua empresa.

O que a Pronto Lar deveria fazer ao invés de ficar enviando e-mails não autorizados (SPAM)?

A imagem abaixo foi a que veio por e-mail. Vamos desconsiderar qualquer análise de arte e design para focarmos no assunto do post (apesar de que além de um profissional de marketing, a empresa necessita urgentemente de serviços de um design profissa).

Considerando que um blog pode trazer um retorno imenso, veja o que – por alto – imaginei de conteúdo facilmente gerado por uma empresa que comercialize luminárias para abastecer um blog:

- Parceria com arquitetos e decoradores para darem dicas e apresentarem alguns de seus projetos incluindo as luminárias da empresa;

- Entrevista com arquitetos e decoradores famosos;

- Dicas de iluminação para diversos tipos de ambientes;

- Dicas de iluminação e ergonomia para quem tem de trabalhar muitas horas

diante de um computador;

- Dicas de como conservar suas luminárias e afins;

- Dicas para economizar luz e energia elétrica em geral;

- Links de sites de decoração;

- Lançamentos de produtos;

- Dicas para iluminar ambientes externos como jardins e varandas;

- Concurso para que os visitantes enviem o ‘Meu projeto’ implantando em suas residências. O que for escolhido, ganha brindes ou produtos;

- Material útil para arquitetos e decoradores como softwares de iluminação, dicas técnicas, etc, para que esses profissionais conheçam melhor os produtos da empresa e possam utilizá-los ou recomendá-los.

Acredito que a criatividade é o limite para gerar um blog de sucesso! Imagino que exista um sem fim de idéias para abastecer um blog como o desse exemplo.

Você tem outras idéias? Comente!

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