Como fazer um apresentação de vendas sem ter trabalhos de uma nova empresa

21de
agosto
Como um profissional que trabalhou anos como funcionário, agora que abriu sua própria empresa pode fazer uma apresentação/portfólio de serviços, se a sua agência é iniciante e ainda não tem trabalhos próprios?

É exatamente esse o caso de José Luis Damasceno. Ele é um profissional da área de marketing promocional e eventos, tendo atuado por 5 anos no setor, atendendo a diversos tipos clientes.

Fundada há cerca de dois meses, a IV8 Marketing e Eventos (http://www.iv8mkt.com.br/) iniciou suas atividades com uma estrutura enxuta, o que a meu ver é algo extremamente sadio.

Como o José Luis é um profissional de marketing, e sabe a importância do planejamento para o sucesso de um negócio, projetou minuciosamente o seu negócio, inclusive o significado do nome.

Surge a pergunta:

_ Como captar clientes, demonstrando credibilidade, já que é uma empresa iniciante e ainda sem serviços assinados? Em outras palavras, é ético apresentar como exemplos a execução de projetos assinados por outras empresas em que trabalhei, mesmo eu sendo o principal gestor das idéias?

Pela minha experiência com vários clientes e propriamente a minha, não vejo nenhum problema em incluir trabalhos anteriores realizados em outras empresas, contanto que se ressalte o nome da empresa executora, e qual foi a sua responsabilidade no projeto: gestor, colaborador, criação, etc.

1) Gerando credibilidade nos seus serviços
- Para a apresentação de vendas, como a empresa iniciante ainda não tem um portfólio próprio, recomendo que se crie uma página “quem sou”, histórico e trabalhos anteriores (com o nome da empresa em que foi realizado).

- Mais que ninguém, um profissional da área de marketing sabe a importância de ter um cartão de visitas criativo e profissional. Pode ser uma espécie de CD Card (CD ROM no formato de cartão de visitas, onde vai digitalizada a sua apresentação de vendas e proposta).

- Tenha folders objetivos para entregar em mãos.

- Tenha em mente uma rápida sentença de diferenciação dos seus serviços, ou seja: _ "Se eu for um cliente potencial seu, porque devo fazer minha próxima campanha contigo"?

2) Reforçar a credibilidade nos seus serviços
a- Coloque fotos suas e de seus sócios (se tiver): insira uma mini-bio que humanize a apresentação.

b- Coloque resultados que seus clientes conseguiram; ex: aumento em vendas, aumento em recall, melhora no ranking de vendas dentro do segmento deles, etc.
c- Se tiver parceiros, inclua-os na sua apresentação e pegue um testemunhal deles a respeito de você; Ex: gráficas, bureaus, fornecedores de materiais promocionais, designers, etc, com quem você já encomendou serviços.

d- Se possível, consiga o testemunhal de antigos clientes e até empregadores falando sobre você.

e - Apóie uma causa social ou ambiental – Importante: esse apoio tem de ser de coração porque se soar falso é melhor nem fazer. Por exemplo: Mesmo sendo diretor de marketing do Instituto Lagoa Viva (www.pactoderesgateambiental.org), apoio outras ONGs como o SOS Animais (http://www.sosanimais.org.br/) e a PEA (http://www.pea.org.br/).

3) Uma apresentação que possa demonstrar para o cliente o potencial a capacidade da minha empresa.
- Você precisa ter um forte diferencial. Como é uma pequena empresa, utilize os argumentos:
a- maior personalização do atendimento,
b- “trabalho contigo até que você esteja totalmente satisfeito” (mas tome cuidado criando métricas que mostrem ao cliente que você atingiu tudo que se propôs a fazer),

c- outro diferencial que você tenha.


4) Importante: Se o seu caso é que você está deixando uma empresa média ou grande para abrir o seu negócio, não se sinta inseguro por agora estar sozinho. Os projetos que você já fez e liderou fazem parte de sua história profissional.

Eles demonstram do que você é capaz!

0 comentários:

top