
O mercado tinha sofrido uma retração para a compra de peças de arte. No entanto, ao analisar sua situação, identifiquei que muita coisa podia ser feita e aproveitada antes de culpar apenas ao mercado.
É lógico que esse trabalho não era uma atividade para três meses ou algo do gênero, e sim, para o desenvolvimento de um planejamento com no mínimo dois anos de trabalho para começar a ver resultados significativos.
Depois de muita pesquisa, desenvolvi um plano de marketing especificamente para aquele caso. Aliás, todo plano de marketing deveria ser personalizado!
Veja a importância do planejamento e de se ter plano de trabalho (resumido) que desenvolvi através do exemplo abaixo:
Proposição:
O mercado de arte é restrito a poucos compradores, sendo que quem está fora do circuito das galerias vende a menor preço e provavelmente em menor quantidade. A quantidade pode ser revertida promovendo o artista e fortalecendo a sua marca, conseqüentemente gerando maior número de vendas. Quanto à valorização financeira do seu trabalho, a melhor opção ainda é estar no circuito das principais galerias.
Objetivos principais:
- Construção de nome para valorização do preço e incremento de vendas das peças.
- Retorno da presença em Galerias de arte.
Estratégia:
Levando-se em consideração que o preço das obras de arte peças é relativamente proporcional ao nome (marca) do artista, a estratégia será promover o artista através de ferramentas de marketing adequadas ao seu caso e a cada etapa do processo, para posterior retorno de suas peças às Galerias de maior prestígio. Na primeira etapa, o objetivo é fazer a marca (nome do artista) ser conhecida e lembrada, enquanto inicia-se o processo de aproximação e apaziguamento com os marchands e suas respectivas galerias. Na segunda etapa - quando da penetração nas Galerias - deve-se reforçar os esforços de marketing para alavancar vendas e valorização. Na terceira etapa, quando a presença do artista nas galerias e eventos top estiver consolidada, a recomendação é manter os esforços de marketing concentrados na manutenção e contínua valorização da marca.
Táticas (1ª Etapa)
1. Posicionamento
§ Criação de história pessoal.
§ Descrição leiga do seu trabalho.
§ Descrição técnica do seu trabalho.
§ Relação de prêmios e encomendas.
§ Garantias.
a. Obtenção de Testemunhos de experts.
b. Certificações (Museus e Galerias).
2. Reativação de contatos
§ Releases
§ Brindes
§ Cartas
§ Convites
3. Reativação de clientes
§ Recuperação de cadastros.
§ Convites para palestras e exposições.
§ Newsletter – Manter os clientes informados em como seus investimentos na artista, ou seja, as obras que eles adquiriram, estão sendo valorizados pela presença da artista na mídia / palestras/ cursos / premiações / certificações / etc.
4. Divulgação
§ Portfólio
§ Cartões postais das obras, autografados e numerados.
§ Press kit
§ Cursos
§ Palestras
§ Exposições
§ Artigos para publicações especializadas
§ Artista oficial de uma ONG
§ Cartão de visitas estilizado
5. Recuperação das Galerias de arte
§ Reaproximação de um Merchant mais acessível.
§ Outras táticas dependendo ainda de pesquisa sobre o ramo de Artes Plásticas.
6. Construção de marca
§ Contratar assessoria de imprensa
§ Portfólio digital
§ Web site
7. Assessoria de Imprensa contratada: Contactar e enviar material para a imprensa.
Obrigações do cliente:
§ Fornecer informações sobre o ramo em que atua.
§ Fazer os contatos pessoais necessários ao desenvolvimento do presente planejamento de marketing.
1 comentários:
Opa, parabéns, sou artista plástico e estou tentando voltar a ativar depois de um tempo parado, estava sem saber por onde começar, mas esse post já me deu uma luz.
Obrigado!
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