[OBS.: Não consigo fazer o Blogger respeitar os parágrafos que tento colocar. Prometo corrigir assim que o blogger aceitar. Um abraço].
O erro mais comum que os empreendedores cometem ao escrever propostas é acreditar que falando da qualidade de sua empresa e de seus serviços/produtos vai convencer os clientes de que devem lhe contratar. Ou ainda que, no final das contas, o que importa mesmo é o preço e os descontos.
A verdade nua e crua é que ninguém se importa com seus produtos exceto você mesmo. É importante falar dos clientes na proposta, ou seja, o que eles ganham com seus produtos e serviços.
Também é improdutivo usar palavras e frases que não significam nada. Aquela linguagem empresarial do tipo: “Somos uma organização focada, etc, etc...”. Quase posso ou vir seus clientes dizendo: _ “Não me interessa no que você é focado ou não; quero saber o que você tem para mim e os resultados já alcançados”.
Além disso, quais palavras estão sendo utilizadas por seus clientes atuais e potenciais?
Existem algumas expressões que sintetizam uma idéia importante para eles ou seus ramos de negócios?
Ou palavras e expressões que lhes despertem um significado de valor?
Veja uma pequena lista de palavras-chaves que você pode usar:
- incremento / crescimento,
- redução,
- baixo investimento,
- vantagem,
- grátis.
Além das palavras e significado dos textos, tome cuidado para não escrever longos blocos de texto. Duas dicas para resolver isso são:
- quebre o texto em vários parágrafos curtos para facilitar e incentivar a leitura;
- páginas inteiras de texto sem imagens também são cansativas de ler.
Em breve vou postar mais dicas sobre propostas e apresentações de vendas!
E você? Tem alguma outra dica para dividir conosco? Será uma prazer compartilhar conhecimento!
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