Quando o empreendedor tem de ser soft?

Vi em algum lugar na internet um comentário em um blog. E ele dizia: “Quando você começa um blog, você já está vendendo”. Mas vendendo o quê?

Produtos, serviços, idéias, costumes ou o que você quiser. Porque, na verdade, você está lançando idéias para o mundo e nada melhor do que elas sejam ouvidas por muitas pessoas.

Você pode estar vendendo que é expert (especialista) em determinado assunto, ou que você está com a razão (de preferência, nem sempre coma razão), ou seu ponto de vista, ou vendendo que você é polêmico. Sinceramente gostaria que o Lobão tivesse hoje algo em torno dos 20 anos e abrisse um blog. Ia ser dinamite pura!

Quando falamos de um filme, livro, CD ou o que quer que seja de que somos fãs, estamos vendendo a idéia acerca do nosso gosto cultural. Bom ou ruim, o importante é que desejamos seduzir pessoas de que nosso gosto é realmente o bom!

Vender é seduzir e blogs são grandes ferramentas para esse fim. Quando somos muito bons no que fazemos e sabemos nos expressar através de blogs, nossas recomendações passam a ter mais valor para as pessoas.

Agora, se você que vender produtos/serviços através de seu blog, não tente empurrá-los. O importante é ser suave, conversacional, útil para as pessoas. Deixe as pessoas verem por elas mesmas se precisam, quando precisam e como precisam do que você vende.

Ainda mais se o caso for a venda de serviços. Pesquise na internet sobre soft selling (algo como ‘venda suave’). Prometo que vou escrever um curso sobre o assunto em breve.

Esse tipo de venda é fundamental para o profissional de serviços. No caso de seus clientes fidelizados é pior ainda. Eles vão se sentir invadidos se você tentar empurrar mais serviços para eles, e podem até se ofender!

Menos é mais!

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