A Rio Franchising Business apresentou um crescimento de 25% de expositores em relação ao ano passado. Isso só vem a comprovar o crescimento do setor de franquias, independentemente de qualquer crise.

O crescimento da feira também veio a comprovar o que lemos em diversas fontes de mídia impressa e eletrônica.

Para quem tem uma quantia de capital para investir ou tem um empréstimo bancário liberado, aplicar o recurso em uma franquia realmente é bem mais garantido do que abrir o próprio negócio.

Na maioria dos casos, também, uma franquia tem um retorno muito mais veloz do capital investido, porque é um sistema de negócios já testado, implantado e consolidado.

No caso, ainda, de você investir em uma franquia mais conhecida como Mega Matte (http://www.megamatte.com.br
), Eurodata (http://www.eurodata.com.br) ou Eschola.com (http://www.eschola.com), outro benefício seria contar com uma marca forte, fixada na mente do consumidor e com credibilidade no mercado.

Por outro lado, abrir o próprio negócio tem outras vantagens em oposição às franquias, de uma maneira geral, representada por uma maior autonomia para desenvolver o seu negócio.

A feira

O que mais me surpreendeu esse ano foi a variedade de tipos de franquia. A maior quantidade era de fast food e de cursos (técnicos, de línguas e reforço escolar). Mas a variedade, entre outras, apresentou franquias de:

- pizzaria;
- multi serviços em informática;
- acessórias para churrasco (!) – prometo um post exclusivo sobre esse franqueador;
- cafeterias;
- serviços de estética;
- revistaria;
- serviços de coaching;
- bordados;
- bureau de impressos e etiquetas, etc.


Merchandising da feira

Para a comunicação interna da feira, o que merece destaque é o aproveitamento dos banheiros como espaço publicitário (pelo menos, no banheiro dos homens. Não tive a oportunidade de visitar o banheiro feminino!).
A rede franqueadora Carbonic, de suplementos alimentares para esportistas, comprou o espaço dos espelhos para anunciar.

Pesquisas mostram que o nível de recall (lembrança) dos anúncias em banheiros é um dos mais altos do mercado publicitário. Acho que é porque a pessoa não tem muito para onde olhar (!) e o anúncio pode ter um alto poder de absorção.

O anúncio também me pareceu muito adequado porque comunicava a oportunidade para que o visitante da feira se interessasse em visitar o estande: “Imagine se tornar um franqueado Carbonic e ainda participar da Fitness Expo 2010 em Los Angeles, CA”.

A impressão que tenho, corrijam-me se for o caso, é que certas franquias necessitam de menos conhecimento incial sobre o tipo de produto/serviço oferecido que outras.

Por exemplo, fiquei com a impresão de que a Carbonic é um tipo de franquia que interessaria somente a quem já é envolvido e tem coonhecimento em relação a educação física. Outras, como a Eurodata, que é composta principalmente de cursos de técnicos, pode interessar a qualquer tipo de pessoa, independente de que ela seja (ou já tenha se envolvido) do ramo educional.


Próximo post

Bem, no próximo post vou completar a série anterior, “Blog: Uma ferramenta de marketing fundamental para o empreendedor”, com a parte 4: “Como divulgar seu blog através dos sites sociais”.

A seguir, vou iniciar uma série de posts apresentando e analisando franquias expositoras da Rio Franchising Business.

P.S. Quem quiser mais detalhes sobre a feira, pode falar com a Tatiane Sandes (Assessora de Imprensa) da ABF-RJ (Associação Brasileira de Franchising). Contato: tatianesandes@yahoo.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Estou aguardando o proóximo post. Um grande abraço,
John.

digitaltrainer disse...

Nao dexie de postar e aprevite que o assunto da Rio Franchising 2009 ainda esta fresco na memoria. abs

Alvaro Nassaralla disse...

Olá John e Digital Trainer (aliás qual o seu nome?); estou correndo e assim que estiver pronta a terceria parte, vou postar.

Comentem para saber como ficou!

abçs

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