Blog: uma ferramenta de marketing fundamental para empreendedores


O simples “colocar o produto na prateleira e vender” funcionou quando os níveis de concorrência eram pequenos.

Hoje, a hiper-competição dividiu praticamente a mesma quantidade de consumidores em diversos segmentos de interesse e necessidade.

Hoje, pesquisas mostram que um mesmo consumidor pode comprar de manhã numa feirinha de usados e a tarde comprar uma roupa de marca no shopping. Em outras palavras, são diversos segmentos de consumo para um mesmo consumidor.

A verdade é que a maioria das pequenas empresas falha por não captar alguma forma de contacto do internauta que visita seu site e/ou blog.

E por que isso ocorre? Porque não adianta simplesmente pedir para o internauta se registrar em um site que não oferece conteúdo relevante, tanto em quantidade como em qualidade.

Como primeira tarefa o pequeno empreendedor deve identificar uma área de interesse que seu público-alvo busca saber mais e, então, preenchê-la com a criação de conteúdo tanto informativo, quanto interessante, para despertar o desejo de sempre saber mais.

Empreendedores que têm blogs de sucesso entendem o valor do conteúdo. Eles sabem que precisam estender o espectro de seu conteúdo para que seja abordada certa quantidade de tópicos e com a profundidade suficiente para atender e engajar seu público-alvo.


Como encontrar o “caminho” certo para seu conteúdo

- Cada post que recebe comentários é uma pista sobre assuntos que as pessoas estão procurando e/ou falando. Aproveite e chame as pessoas para o debate: responda os comentários, fazendo novas perguntas que os moverá a comentar de novo, ou direcionando o debate em questão para o twitter.

- Aproveite velhas idéias para introduzir novos assuntos. As velhas idéias funcionam como um meio para introduzir assuntos ainda não tratados no blog, ou para introduzir os novos leitores mais facilmente no tópico abordado. Não re-empacote essas velhas idéias para ser tratadas como os próprios novos assuntos, caso contrário, o internauta vai perceber que é conteúdo “requentado”.

- Pesquise nos principais buscadores quais tipos de artigos estão ranqueados entre os primeiros. Também pesquise em redes sociais (ExamePME, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Facebook, EMP BR, Orkut, etc) quais os assuntos mais tratados e com mais adeptos em relacionados ao seu tipo de negócio.

- O um blog vencedor desafia as pessoas a pensarem de novas formas, polemiza, inspira, gera o desembaraço criativo que faz surgir novas idéias para seus negócios ou de novas oportunidades de negócios.

Afinal a razão principal de uma pequena empresa, além de sua sobrevivência e
lucratividade, deve ser promover bem-estar e contribuir para melhoria das condições da sociedade em geral.

Na parte IV dessa série, vou falar sobre como divulgar/espalhar seu conteúdo.

3 comentários:

ALEXANDRE ALVES DANTAS disse...

Concordo plenamente com oque foi dito e hoje meu trabalho é exatamente esse, o relacionamento na net. Atraves desse "veículo" atendo meus clientes. muito bom seu material, ... nos encontramos por ai!
Dantas

Alvaro Nassaralla disse...

Olá Dantas!

Obrigado pelo coment.

O blog é realmente o veículo mais completo para atender nossos clientes. Pelo menos, enquanto não inventarem (ou nós mesmo inventarmos) algo novo. E vamos nos falando.

Abcs,

Jorge Demetrio disse...

Eu acredito muito em Blog como uma grande ferramenta,mas não a vejo como produto de um empresa, acho que pode ser explorado de formas diversas para darem um resultado maior.

Por exemplo uma empresa investir em um Blog de uma pessoas que comente a respeito do assunto que a empresa atua.


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