Um futuro sem água: oportunidade para novos produtos e serviços

Foto:Limpauto

Parece que não há dúvidas de que a água potável vai ficar cada vez mais escassa.

Outra tendência é o surgimento de negócios que antes eram dependentes d’água,
e agora estão remodelados. Um exemplo disso é a lavagem de carros a seco.

Visitando um supermercado 24 horas, tive a oportunidade de conhecer o sistema LIMPAUTO.

Veja o sistema, segundo o próprio blog (Unidade-RJ):

“A fórmula do produto LIMPAUTO adere à sujeira e instantaneamente a pintura do carro é destacada, com a passagem do primeiro pano de 100% algodão, ao mesmo
tempo absorve o líquido e a sujeira em suspensão.

Com a utilização do segundo pano de microfibra, você já vê o brilho por causa da ação das ceras nobres contidas no produto, deixando a superfície limpa e encerada.Além de
repelente à água e a sujeira, protege contra maresia e raios UV e deixa o veículo limpo por mais tempo.

LIMPAUTO não risca a pintura, não é inflamável, não tem cor e não é corrosivo.

É UM SALÃO DE CABELEREIRO PRO SEU CARRO!”


Não só o sistema é interessante como a apresentação também foi bem pensada. As bicicletas chamam a atenção das pessoas que passam. Veja as fotos:

Foto: Comunicar & Vencer




Foto: Comunicar & Vencer

Chamo isso de marketing embutido no produto, ou seja, o produto/serviço foi pensado não só em sua forma técnica, como também a comunicação foi pensada enquanto produto. Assim, existem as bicicletas que transportam os produtos e equipamentos de limpeza e, outras, que são mini outdoors ambulantes do serviço de limpeza.

Outro detalhe importante: a criação de um slogan que descreva rápida e facilmente o conceito do produto/serviço.

Nesse caso, o slogan “Limpauto: Embelezamento automotivo” diz ao que veio: mais que limpar, a palavra embelezamento transmite a idéia de “salão de estética para seu carro”.

O conceito do negócio é complementado com outra passagem do blog:


“Otimize seu tempo, dê um brilho no seu carro enquanto
faz suas compras!!! CONFIRA!!!!”

Benefícios ao consumidor

O benefício pode ser encontrado na resposta a seguinte pergunta: “O que eu ganho usando os serviços da Limpauto?”

É importante conhecer os benefícios de seu produto a fundo. Para tanto, faça um levantamento junto a seus clientes atuais e pessoas/empresas que estejam dentro do perfil de seu público-alvo. As perguntas devem incluir:

- por que você compra o produto/serviço x?
- como você compra?
- quando você compra?
- quais outras vantagens você vê nesse produto/serviço quando comparado aos concorrentes?

Todo produto/serviço deve ter um benefício ao consumidor bem destacado (que nesse caso é o “embelezamento automotivo), além de outros secundários.

Veja um bom exemplo de benefício secundário postado no blog da empresa:

“MODERNA LAVAGEM DE AUTOMÓVEIS

Lavagem a seco protege carros por mais tempo.

Mesmo com o aumento das chuvas, carros podem ficar limpos e bonitos.”


Será que um blog pode ajudar a LIMPAUTO?

Como não entrei ainda em contato com o pessoal da Limpauto, acredito que ela é uma franqueadora. De qualquer forma, estou tratando da Limpauto Rio, cujo blog é http://limpautorio.blogspot.com/. Aliás, blog esse seguindo os bons preceitos do marketing. O blog tem:

- Perguntas freqüentes (FAQs): 4 perguntinhas mais freqüentes respondidas

- Dicas para o motorista como:

  • Pesquisa álcool ou gasolina?
  • Dicas para a compra de seu carro.
  • Truques de limpeza como, por exemplo: “Como tirar resíduos por adesivos colados na lataria”.
  • Dicas de direção defensiva e do código de trânsito.
  • Fotos do serviço e do local de realização do serviço (ajuda a diminuir o grau de incerteza quanto ao produto/serviço).


  • Foto aérea do Google Earth

A Limpauto Rio, ainda, executa ações socioambientais apoiando o Verde Futebol Club (clube da região).

“Lição de casa” feita!

Por fim, conseguiu que clientes comentassem em seu blog. Se foram espontâneos, realmente não sei. Mas de qualquer forma é válido estimular clientes satisfeitos a postarem em seu blog.

Não vejo problema algum em dar descontos para que clientes comentem em seu blog. Acho, inclusive, uma ação de marketing interessante e sincera, porque ninguém é idiota de fazer um comentário positivo em troca de um desconto por um produto/serviço que não tenha atendido as suas expectativas.

Os comentários:

“Olha, estive no Extra 24hs e lavei meu carro na Limpauto e realmente o brilho é totalmente diferente! Inclusive a cristalização dos vidros! Parabéns pelo trabalho e pela preservação do meio ambiente. Todas as empresas deveriam pensar desta forma. Abraços, Gustavo Henrique.”

E outro:

“Muuuuuuuuuuuuito interessante vcs colocarem vários ícones [ela quis dizer sobre as várias dicas para motoristas] para tirar dúvidas não só pelo trabalho de vcs, mas do carro em geral. Eu como mulher não entendo nada de carro! rsrs. Passarei este blog para meus amigos.Beijos, Roseli.”

DADOS PARA CONTATO COM A EMPRESA (não estou recomendando porque não testei o serviço: mas vale a pena conferir):

LIMPAUTO - Moderna Lavagem de Automóveis à seco.
ENDEREÇO: Av. das Américas, 1510 - Barra da Tijuca – Rio
ORKUT: LIMPAUTO
Email: limpautorio@bol.com.br

BONUS: Mais uma idéia de negócio ligado a economia da água: mangueira com relógio medidor de água gasta:

http://blog.eco4planet.com/2009/08/mangueira-com-medidor-de-consumo-pra-voce-que-empurra-folha-com-agua/#more-2308

2 comentários:

Renato disse...

Aqui em São Paulo é bem utilizado, mas no nosso caso, a RCZ Ecolavagem Automotiva, o nosso trabalho é delivery, isso é, vamos até o cliente, na sua casa, estacionamento da empresa, condomínios. Se precisar trocar idéias estou a disposição.
Abraço.

Alvaro Nassaralla disse...

Olá Renato,

Muito interessante o delivery.

Gostaria de fazer um post sobre a RCZ. Quais são os maiores desafios do mercado de SP para o seu tipo de negócio? Como funciona o seu sistema?

Meu e-mail é alvaromarketing@click21.com.br.

Um abraço

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