Blog: uma ferramenta de marketing fundamental para empreendedores

O blog é tratado por muitos como uma solução para todos os males do micro e pequeno empreendedor. Pode não ser a solução para todos os males, mas para pelo menos quase todos os males em relação a marketing acessível às pequenas empresas.

Baixo custo, de fácil utilização, permite atualizações constantes e, dependendo do formato utilizado, aceita uma boa quantidade de widgets (buscar, últimos posts seus no Twitter, blogs recomendados, blogs e sites parceiros, integração com várias ferramentas sociais (Digg, Facebook, Technorati, etc).

Confesso que não tenho uma grande participação online (criação e manutenção de fortes relacionamentos online). Apenas razoável. Mas isso não me impede de ter feito coisas que deram certo e de ver coisas que outros fizeram com resultados positivos.

Uma boa ação é pesquisar blogs que você julgue de qualidade e que tenham relação com o conteúdo de seu blog. Depois disso, pince alguns artigos interessantes sobre os quais você possa falar mais, acrescentando exemplos, cases ou seu próprio conhecimento. A seguir, link o seu post com o post no qual você se baseou para escrever.

Depois disso, entre em contato com o blogueiro e avise sobre o link. Isso permitirá que seu blog seja conhecido por outros blogueiros e você possa construir um relacionamento. Quem sabe vocês passem a indicar o blog um do outro no "blog roll" (blogs recomendados)? Acho que esse tipo de ação tem um velho nome: "se enturmar junto aos bons"!

Outra técnica é comentar nos blogs relativos ao seu. Se você for colocar um link para o seu blog, cuidado: apenas coloque um link direcionado a um post (do seu blog) que realmente tenha relação com o assunto tratado no blog em que você está deixando um comentário.

Além disso, certifique-se de que seu comentário seja relevante e contribua para o enriquecimento do assunto tratado no post. Não há nada mais deselegante do que chegar no blog dos outros e falar direto: "saiba mais sobre esse assunto no endereço XYZ" ...

Você também pode pedir para republicar posts de outros blogs em seu blog. Além de contribuir para o enriquecimento de conhecimento de seus leitores, você ainda pode construir relacionamentos e futuras parcerias com blogueiros.

O importante é entender que na nova economia 2.0, quanto mais você ajudar, mais será ajudado. O importante é construir sua marca e servir de referência para o público-alvo.

Na realidade, como existe muita gente online (!), mais importante é você ser uma das referências para seu público-alvo. Ou seja, esteja junto dos bons e deixe os bons virem para junto de você.
Conteúdo sempre será estratégico

Veja o exemplo da Pigmentum, uma agência especializada em comunicação visual. Em matéria na revista Meu Próprio Negócio, de julho de 2009 (nº77), intitulada "Atenção ao Conteúdo", Silvia Caleiro (proprietária) diz que a home page se tornou referência e é freqüentemente citada por pessoas com fonte de escolha.

Acredito que além de clientes atuais e potenciais, o site tenha se tornado referência para vários fornecedores de matéria prima para agências. Assim, eles vão ao site e vêem o que está sendo produzido pela Pigmentum para se basear no que podem oferecer de produtos para outras agências similares.

Atualização

A Pigmentum (www.pigmentum.com.br) reformulou o seu site e colocou uma ferramenta de inserção de conteúdo que lhe permite colocar 20 vezes mais imagens no ar. Como a Comunicação visual é a matéria prima da empresa, além de que as imagens corretas (e não qualquer uma) aumentam a absorção do conteúdo por parte dos internautas, a Pigmentum viu seus acessos aumentarem rapidamente.

Outro fato importante obtido com a capacidade de atualização constante, é que a agência consegue colocar no ar informações sobre os itens disponíveis e sua aplicação (por exemplo: a foto de um material de comunicação para pontos de venda aplicado em um cliente seu.

P.S.zão (!):

Tudo o que falei nesse post está levando em consideração que você é capaz de gerar conteúdo realmente original e relevante para seu público-alvo. Sem isso, não se conseguirá que outros blogueiros de qualidade indiquem o seu blog.

2 comentários:

Jorge Demetrio disse...

Confesso que esse post é muito interessante para os Bloguieros, mas quanto a empresas acredito que elas tem de ver o Blog não só como um mecanismo da própria empresa mesmo porque não acredito que o Blog seria algo que não seja relevante para empresa pois quando eu e acredito a maioria das pessoas lêem um blog esperam ajuda em um assunto ou opinião de outras pessoas e não detalhes de empresa XYZ e é difícil uma empresa prover conteúdo suficiente para um Blog.

Existem diversas maneiras de te se trabalhar com um Blog, não necessita ter uma de sua empresa para que seja funcional, pode indicar informações para blogueiros ou criar um blog publico que muitas pessoas o alimente, algo não vinculado diretamente a empresa. Na maioria dos casos terá mais funcionalidade assim. Um vez trabalhando a imagem de um cliente recomendei que o dono tivesse um Blog e explorasse o conhecimento que tem sobre a a área da empresa, isso funcionou também.




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Jorge Demetrio disse...

E se me permitir amigo vou segui-lo e criar um link para esse Blog no meu, abraços...



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