Consultoria: O pequeno empreendedor preciso mesmo disso?

Posso dizer que a contratação de um consultor pode ajudar, principalmente, ao pequeno empreendedor a pensar e estruturar seu negócio.

Participando de uma discussão na comunidade da Revista Exame PME (
http://revistapme.ning.com/forum/topics/contratar-um-consultor-pros-e), pude coletar importantes informações acerca de fatores que interferem na contratação de consultorias e na efetividade dos serviços desses profissionais.

Dentro de minha experiência, posso dizer que concordo com todas as colocações feitas na discussão. Se me permitem comentá-las fazendo um resumo de tudo o que foi colocado, aí vai:

- Concordo com a Ana Maria e digo: a pequena empresa tem pouca verba disponível e, se contrata um consultor, muitas vezes não vai ter capital para implementar os programas e alterações sugeridos. Por isso, é fundamental que o consultor seja extremamente criativo e com experiência para desenhar e implementar um programa de baixíssimo custo para o empreendedor.

- Gostei muito também do comentário do André Bruno: "O grande desafio da consultoria feita junto a MPEs, está na cabeça do empresário”. Ou seja: ele vai aceitar mudar? Ele vai ter humildade suficiente para admitir novas idéias?

- Rafael: "Consultoria é sinônimo de problema na empresa". Os pequenos só admitem – isso quando admitem - a contratação de um consultor quando estão perto do desespero. Não sei se é um problema específico do pequeno empreendedor ou da cultura brasileira...

- Dermeval: O empreendedor "contrata para fazer 20% dos 100% que você falou, ou tentou vender para ele". Ele vai tentar enxugar ao máximo os custos da contratação do consultor e ficar de olho nos resultados de curtíssimo prazo. Ora, sabemos que mudanças estratégicas, caso adequadas, bem implementadas e executadas, levam um certo período de tempo para apresentar resultados.

- Marcos Campelo: Utilização de "conceitos oriundos de teorias americanas, que não se aplicam às necessidades de pequenos empreendedores". São realmente teorias, programas e ferramentas que, além de não serem adequadas para o nosso país, muitas vezes são funcionais apenas em grandes empresas, que contam com uma estrutura e recursos para suportá-las.

- Por fim, gostaria de acrescentar que um programa de consultoria deve ser feito sob medida para cada caso, ou seja, para cada tipo de empreendedor, de segmento de negócios, de praça, de tipo de produto/serviço, etc.

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2 comentários:

Gabriel Galvão disse...

Caro Álvaro,

O que acontece é que muitos dos pequenos empreendedores não reconhecem a consultoria como sendo de grande utilidade para os mesmos, e sim mais um gasto desnecessário para um orçamento curto. A verdade é que a maioria deles realmente precisa do consultor pelo fato de uma boa parte não ter conhecimento técnico sobre gestão, tomando decisões geralmente na base do empirismo. Cabe aos consultores explicar a importância da consultoria e as vantagens dela para os empreendedores, em especial os pequenos.

Abraços e parabéns pela matéria!

Alvaro Nassaralla disse...

Obrigado pelas palavras Gabriel!

Concordo contigo. O caminho, nesse caso, é o mais longo. Tem-se de educar o pequeno empresário, construindo um relacionamento muito antes de tentar vender os serviços de consultoria.

Acredito que é preciso provê-lo com informação e conhecimento para que ele possa compreender os benefícios de contratar um consultor, mesmo que tenha que recorrer a recursos "que não tem" para depois ver esse investimento muitas vezes retornado.

Um abraço,

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