Especialistas em Internet marketing do mundo todo são unânimes pelo menos em uma coisa: “conteúdo ainda é o que manda” (ou, na tradução literal da expressão mais usada, “conteúdo ainda é rei”!).

Quem pensa que ter um blog é postar qualquer coisa que lhe venha à mente, em termos de negócios, está por fora.

Em primeiríssimo lugar, a regra número um de marketing:

“Ninguém pode ser tudo para todo mundo”.

Os blogs de sucesso são dirigidos a um público-alvo relativamente bem definido. Esses blogueiros conhecem bem seu público-alvo, e, a partir desse conhecimento, é que se pode produzir conteúdo relevante.

O que acontece na internet é que as pessoas voltam a um endereço para obter mais do assunto que esperam encontrar. O excesso de informações na web faz com que as pessoas, ou partam direto para o Google, ou vão direto a um endereço que sabem que vai lhes atender dentro de um assunto, tópico ou tema.

Conteúdo para o público ou público para conteúdo?

Na verdade, não adianta apenas conhecer muito bem o seu público-alvo. Esse é um bom início, mas também é necessário saber produzir conteúdo relevante.

As pequenas empresas têm na utilização de blogs uma ferramenta de marketing extremamente eficaz e de baixo custo. O que acontece na maioria das vezes é que o empreendedor não sabe como produzir conteúdo relevante de seus produtos/serviços ou, quando sabe, não tem tempo (já que está por demais ocupado em produzir, administrar e vender seus produtos/serviços).

Escrevi em outro post sobre a Limpauto/Barra da Tijuca (http://comunicarevencer.blogspot.com/2009/09/um-futuro-sem-agua-oportunidade-para.html) e como ela soube produzir um conteúdo muito interessante para seu público-alvo. Ela não fala somente sobre seus produtos/serviços que é a limpeza automotiva a seco. No entanto, seu blog trata de assuntos relevantes para os motoristas como, por exemplo, dicas básicas de mecânica para situações de emergência, dicas de trânsito, etc.


Captando ajuda

O empreendedor pode falhar ao tentar captar a atenção dos internautas, afinal, ele está preocupado em fazer o que mais sabe: seus produtos e serviços.

Ora, a grande questão é: além de fazer suas atividades, o empreendedor atual tem também de saber produzir conteúdo sobre essas mesmas atividades? Não é demais para uma pessoa? A reposta é sim.

O pequeno empresário tem de saber como encontrar pessoas que possam lhe ajudar na construção desse conteúdo. Antes de saber como encontrá-las, vamos ver dois preceitos básicos para que a pessoa escolhida seja efetiva na produção de conteúdo:

- Ela deve ter comprometimento para que sejam sempre produzidos conteúdos relevantes e atualizados;

- Deve ter baixo custo para ser viável ao pequeno empresário.

Aqui vão algumas sugestões de como conseguir apoio na criação de conteúdo:

- empresas Junior de universidades;

- contratar um free-lance para deixar seis meses de posts prontos e mais modelos que você possa adaptar para quando lançar, por exemplo, novos produtos, serviços, promoções, etc;

- contratar um funcionário (estagiário) da área de comunicação social/marketing que saiba organizar idéias e escrevê-las.

Fique de olho na terceira parte desse post intitulada:


"Parte III: Educar os clientes potenciais para que eles mesmos decidam por suas compras".

1 comentários:

Jorge Demetrio disse...

Como comentei anterior mente já sobre Blog as empresas não necessitam inferir diretamente em ter Blog para poder ter resultando usando essa mídia.


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