Além de respeitar as pessoas como elas são. 
Você pode ser mais eficaz, ajudando-as a se aperfeiçoarem. 
(John Gardner) 


A mídia especializada em pequenas empresas e empreendedorismo propala a falsa noção da facilidade e sucesso ao se abrir um novo negócio.

Na maioria das vezes, o tempo investido em preparar, estudar e amadurecer o negócio, é omitido nas reportagens.

Aliás, o profundo conhecimento do que seu produto/serviço é necessita de tempo dedicado a pesquisar, colher feedfback de seus clientes e do público-alvo em geral, avaliar a concorrência, etc.


Conceituação de produto

O empreendedor geralmente sabe tudo sobre o seu negócio, somente ainda não foi traduzido com a experiência de fazer as perguntas certas, provocar o pensamento crítico e criativo, instigar a imaginação.

Vou coletando as informações sobre seus negócios que começam a tomar a forma daquilo que você já sabia e não conseguia falar, exteriorizar ou dar forma. Ou, ainda, sabia de uma forma inconsciente.

O que aprendi e tenho a honra de aprender em cada novo trabalho, é resultado de anos de prática, testes e estudo, e não posso me chamar em expert, já que o hoje tudo muda rapidamente.

Esse é o nível estratégico.

No nível tático, observo sempre que o que funciona para um caso, não pode ser utilizado em outros, e o que funcionou há pouco, já tem de ser reinventado.

Por isso, o trabalho inicial de pesquisa é tão fundamental na conceitualização de um produto novo ou já existente, e envolve:

- Identificação do público-alvo;

- Identificação das necessidades dos clientes;

- Determinar especificações iniciais (ponto de partida para o produto que pode ir sendo ajustado conforme as novas descobertas);

- Identificar riscos e como minimizá-los ;

- Analisar os produtos/serviços da concorrência.


Essência

- Saiba quem você é (O que você é e para quem, quando comparado com seus concorrentes?)


Público-alvo

- Saiba qual é o seu público-alvo e como ele é?

- Saiba como atingir seu público-alvo durante todas as etapas do ciclo de vendas


Características principais

- São os atributos que compõem ou tipificam o produto/serviço ou marca (características que os consumidores já consideram incorporadas ou obrigatórias e as que diferenciam você da concorrência)


Benefícios

- Que problema seu produto soluciona para seus consumidores?

- O que eles ganham com seu produto/serviço?

- Como eles querem ser recompensados ao comprar seu produto/serviço?


Controles

- Defina padrões para medir como estão seus resultados


Perguntas para ajudar no processo de conceitualização dos seus produtos/serviços:
- Você já fez pesquisas online e off-line?

- Encontrou um público-alvo como volume suficiente e homogêneo?

- É possível atingir esse público-alvo com os recursos que você tem em mãos?

- Já se certificou de que o nome é adequado?

- Como será vendido? Será vendido off e online ou somente online? Pode ser vendido em sites parceiros?

- Como será embalado?

- O que pode ser oferecido como bônus? Ele pode ser disponibilizado em forma de amostras grátis (em algum formato digital ou não)?

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