
Você, empreendedor, tem o dever e a missão de orientar seus clientes atuais e potenciais. Ninguém mais – senão você – conhece e pode conhecer mais e mais de seus produtos/serviços, e transformar esse conhecimento em conteúdo educativo para que seus públicos se guiem e possam, eles mesmos (com a sua ajuda) fazer a melhor escolha de compra.
A questão é o sucesso de seus clientes. Por que não ajudá-los a obterem o que precisam para resolver seus problemas. Aquela estória de que o consumidor sabe o que ele quer, muitas vezes, é mentira. Ainda mais em um mundo complexo e veloz como o nosso.
Por isso, Longo e Tavares (*) dizem:
“Para Jaime Troiano e todos aqueles que levam a sério o estudo do comportamento humano no consumo, a opinião dos consumidores sempre refletirá os problemas do processo, jamais a solução”.
Por isso, milito em favor da força dos blogs para o sucesso de empreendedores com baixo orçamento (até as grandes multinacionais estão investindo nesse veículo de comunicação).
Conteúdo educativo para empresas e consumidores
Se seus clientes são empresas ou os consumidores finais, o conteúdo educativo faz a diferença na construção de reputação e credibilidade. Você está pensando e agindo estrategicamente ao ajudar seus públicos a resolverem seus problemas.
Quando oferece informações relevantes e úteis para seus públicos, você estará sendo visto como:
- um parceiro que pensa de verdade em ajudar seus clientes e não apenas em vender;
- um consultor que entende realmente dos produtos/serviços que vende e do segmento em que atua, com dicas, análises, estratégias e desenvolvimento de conceitos;
- um líder, porque todas as pessoas generosas são líderes naturais.
Conhecimento é diferencial competitivo
Nunca as pessoas tiveram tanta fé na capacidade de aprender. A web é um manancial inesgotável de conhecimento.
Para que você se torne referência e tenha cada vez mais visitas novas e freqüentadores assíduos, é fundamental a consistência de seus posts: tanto na manutenção da qualidade quanto na freqüência das publicações.
Sou um que acredita que todos somos experts na nossa área. Em um mundo em que tudo de tudo existe – e muda constantemente – sempre podemos agregar valor com o que sabemos. E a prática e o estudo contínuo de nossos produtos e negócios tendem a nos tornar experts.
Marque minhas palavras!
Afinal, o consumidor quer acreditar, confiar e, então, ser feliz com sua escolha!
(*) O Marketing na era do nexo: Novos caminhos num mundo de múltiplas opções – Walter Longo e Zé Luiz Tavares – Editora Best Seller – 2009
0 comentários:
Postar um comentário