Marketing de conteúdo é o futuro-agora! Parte II


Conversar com os clientes. Prática mais que milenar através da história do comércio pela humanidade. Mas alguns especialistas dizem que saber conversar com seu s clientes é fundamental nos tempos de marketing na internet.

Digo, estabelecer uma conversação com seus clientes através das mídias sociais como Facebook, Orkut, etc, passaram a ser fundamentais para a rentabilidade e crescimento de muitos tipos de negócios.

Só não podemos limitar o conceito de conversação nas mídias sociais a bate papo, diálogos e etc. Na verdade, existe uma peça fundamental para que a conversação seja eficiente, retenha as pessoas em torno de sua empresa e produtos e atrai ainda mais contatos: geração de conteúdo.


Approach educativo

Vale dizer que as empresas e profissionais de marketing devem seguir na direção de um approach educativo. Prover seus clientes com informações mais detalhadas (mas de uma forma sedutora e interessante), sem ser cansativo, pode além de cativar seus clientes, gerar maior credibilidade me torno de sua marca.

Uma pesquisa feita pela SiriusDecisions, uma empresa de pesquisa e consultoria, fez uma estimativa de que, até 2015, o conteúdo vai gerar mais de 75 % dos clientes potenciais na internet.


Acreditar e pesquisar requisitos são fundamentais

Antes de começar a pensar em criar conteúdo para seus produtos/serviços, você tem de acreditar e muito neles. E conhecer bem seus produtos.

Vamos usar o exemplo do famoso caderninho de bolso Moleskine.


Minhas anotações

Você pode criar conteúdo em torno de seus produtos/serviços sobre:

1 - O que eles são de fato (ver a
história da Moleskine)

Como surgiu, artistas consagrados que a usavam para registrar idéias, textos e desenhos, etc).

2 - Como são feitos (qualidade, características, etc)

No caso da moleskine, além, de eventos e exposições de arte criadas por artistas do mundo todo incluindo seus produtos, ela ainda ensina a fazer novas páginas e reciclar o seu Moleskine quando as páginas acabarem. Ainda existem Moleskines específicos para registrar receitas, para com mapas de cidades para turistas, agendas e notas, etc.

Existem também contribuições de clientes como, na foto abaixo, onde foi colada com durex uma espécie de bolso para cartões de visitas.



Bolso para cartões de visitas

Além disso, existem modelos prontos para você baixar e imprimir, e colar no seu Moleskine (imagem abaixo).
 

Alguns exemplos são:

- Páginas panorâmicas da semana


- Meus websites favoritos


-  Cronograma mensal com aba para colar e linha para dobrar ao meio



3 - Como podem ser usados e o que o cliente ganha ao os adquirir (você tem de saber o porquê seus clientes comprariam seus produtos. Veja o vídeo que o pessoal da Moleskine criou:

http://www.youtube.com/watch?v=Cyd151YuP7M&feature=player_embedded


Na terceira parte vou mostrar alguns exemplos de criação de conteúdo de trabalhos recentes que fizemos. Até!

2 comentários:

Inajara disse...

Adorei o artigo. Uma
empresa "friendly" só angaria mais clientes.
Parabéns!

Alvaro Nassaralla disse...

Obrigado! Gostei do termo empresa friendly. Vou escrever um post com esse título!

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