Conversar com os clientes. Prática mais que milenar através da história do comércio pela humanidade. Mas alguns especialistas dizem que saber conversar com seu s clientes é fundamental nos tempos de marketing na internet.
Digo, estabelecer uma conversação com seus clientes através das mídias sociais como Facebook, Orkut, etc, passaram a ser fundamentais para a rentabilidade e crescimento de muitos tipos de negócios.
Só não podemos limitar o conceito de conversação nas mídias sociais a bate papo, diálogos e etc. Na verdade, existe uma peça fundamental para que a conversação seja eficiente, retenha as pessoas em torno de sua empresa e produtos e atrai ainda mais contatos: geração de conteúdo.
Approach educativo
Vale dizer que as empresas e profissionais de marketing devem seguir na direção de um approach educativo. Prover seus clientes com informações mais detalhadas (mas de uma forma sedutora e interessante), sem ser cansativo, pode além de cativar seus clientes, gerar maior credibilidade me torno de sua marca.
Uma pesquisa feita pela SiriusDecisions, uma empresa de pesquisa e consultoria, fez uma estimativa de que, até 2015, o conteúdo vai gerar mais de 75 % dos clientes potenciais na internet.
Acreditar e pesquisar requisitos são fundamentais
Antes de começar a pensar em criar conteúdo para seus produtos/serviços, você tem de acreditar e muito neles. E conhecer bem seus produtos.
Vamos usar o exemplo do famoso caderninho de bolso Moleskine.
Minhas anotações |
Você pode criar conteúdo em torno de seus produtos/serviços sobre:
1 - O que eles são de fato (ver a história da Moleskine)
Como surgiu, artistas consagrados que a usavam para registrar idéias, textos e desenhos, etc).
2 - Como são feitos (qualidade, características, etc)
No caso da moleskine, além, de eventos e exposições de arte criadas por artistas do mundo todo incluindo seus produtos, ela ainda ensina a fazer novas páginas e reciclar o seu Moleskine quando as páginas acabarem. Ainda existem Moleskines específicos para registrar receitas, para com mapas de cidades para turistas, agendas e notas, etc.
Existem também contribuições de clientes como, na foto abaixo, onde foi colada com durex uma espécie de bolso para cartões de visitas.
Bolso para cartões de visitas |
Além disso, existem modelos prontos para você baixar e imprimir, e colar no seu Moleskine (imagem abaixo).
Alguns exemplos são:
- Páginas panorâmicas da semana
- Cronograma mensal com aba para colar e linha para dobrar ao meio
3 - Como podem ser usados e o que o cliente ganha ao os adquirir (você tem de saber o porquê seus clientes comprariam seus produtos. Veja o vídeo que o pessoal da Moleskine criou:
http://www.youtube.com/watch?v=Cyd151YuP7M&feature=player_embedded
2 comentários:
Adorei o artigo. Uma
empresa "friendly" só angaria mais clientes.
Parabéns!
Obrigado! Gostei do termo empresa friendly. Vou escrever um post com esse título!
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