
Deixo a resposta para Wagner José dos Santos, que postou uma frase que gostei muito no blog da HSM Management (http://br.hsmglobal.com/notas/53707-lançar-um-produto-inteligente-leva-tempo):
"O risco é inerente ao espírito empreendedor que sabe focar bem as estratégias do produto que proporcionará uma resposta positiva do mercado".
E humanos não somente em relação à quantidade de pessoas, porém também em relação à qualidade. O empresário dificilmente contará com recursos para contratar os profissionais mais capacitados do mercado.
Por isso, o empreendedorismo é vital para que a pequena sobreviva em curto prazo no mercado. O pequeno empresário tem de abrir frentes estratégicas de uma maneira arrojada sem perder o foco de seu negócio, e sem extrapolar suas limitações (em termos de recursos) para realizar todas as idéias que lhe passam pela mente.
E esses são motivos bastantes para reafirmar a importância do pequeno em parar de só executar e passar a exercitar também o exercício de pensar estrategicamente o seu negócio.
Perguntas estratégicas básicas:
- Qual é de fato o negócio em que estou?
- Qual é o meu público-alvo? Tenho mais de um público-alvo? Vale a pena atender a todos eles?
- Qual é a principal necessidade/desejo dos meus clientes que satisfaço?
- Qual o meu principal diferencial e como ele é percebido e valorizado por meu público-alvo?
- Quais os diferenciais dos meus principais concorrentes e como eles são percebidos pelos meus clientes e pelo meu público-alvo em geral?
0 comentários:
Postar um comentário