Como maximizar a visitação de um blog

Há uns posts atrás, publiquei o Mapa de Divulgação de Blogs na sua versão 2. Ao postá-lo em no grupo de discussão Empreendedores do Brasil (www.EmpreendedorBRasil.com.br), recebi dicas de como maximizar a visitação de um blog. Conforme for conseguindo, vou introduzindo as modificações e incrementos sugeridos.

O Robespierre, do site www.technewsbr.com, deu umas dicas muito legais para aumentar o tráfego do seu blog. Esse grupo é realmente uma ferramenta de troca de conhecimentos incrível!

OBS: o diálogo descrito abaixo aconteceu no grupo de discussão Empreendedor BR.

Sugestão 1

Robespierre: Cadastro em buscadores: só ajuda se você tiver conteúdo. Senão eles não terão o que buscar. Publique sempre, mantenha o blog ativo e eles acham você. Se os leitores gostarem do que você escreve, os buscadores terão cada vez menos importância. Seus fãs irão saber onde você está.

Sugestão 2

Robespierre: Serviços como Youtube e Flickr têm seus próprios "índices de audiência", não necessariamente irão impulsionar o seu blog. Tenho um vídeo do piada.net com mais de 100 mil visualizações, praticamente com vida própria.

Comunicar & Vencer: Você disse que you tube e o Flick têm seus próprios índices de audiência. Existe uma maneira de aumentar minha audiência nesses índices? Fazendo uma campanha de marketing viral?

Robespierre: Marketing viral não é a minha praia, mas algumas coisas eu sei. O que eu faço é criar um nome chamativo, incluir o endereço do blog na descrição do vídeo e várias tags para que apareça bem no Google. O maior problema do YouTube é que não tem como fazer um link para o seu blog (até onde eu sei) assim se o camarada assiste seu vídeo, ele vai ter digitar no browser o endereço do seu blog. E internauta é meio preguiçoso... :) . Boas ferramentas do Youtube para aumentar o rendimento dos seus vídeos são:

- a criação de um canal próprio e
- colocar um player com apenas seus vídeos no seu blog (como fiz aqui
www.piada.net/video). E claro, postar o seu vídeo nos artigos do blog também ajuda.


Sugestão 3


Robespierre: Divulgação em grupos de discussão e redes sociais tem o alcance limitado pelo número de participantes da comunidade aonde você faz a divulgação e que está efetivamente interessado no seu trabalho: depois da curiosidade inicial a freqüência cai.


Sugestão 4


Robespierre: Troca de links funcionam bem. Existem várias formas: referências a outros sites nos seus posts; serviços automáticos de troca; entrar em contato com donos de outros blogs ou sites diretamente para parceria; comentar os artigos em outros blogs indicando o seu; formar um blogroll (uma lista de links, muitas vezes com banners) de blogs parceiros ou com afinidade ao seu, etc... A idéia é que se a audiência ver seus parceiros, ela acha você.


Comunicar & Vencer: O que são serviços automáticos de troca de links? É tipo afiliação?

Robespierre: Um serviço automático de troca de troca de link funciona através de um widget que exibe o seu link na página de um parceiro enquanto você exibe a dele na sua e o sistema se encarrega de trocar os links entre voce e os outros parceiros. Um que me deu retorno foi este (mas você terá que criar um banner):
http://www.temas.burajiru.blog.br/trocabanner-120

Sugestão 5

Robespierre: Sites de divulgação de blogs: funcionam como blogs parceiros, eles divulgam mais você se você divulgá-los também. Muitos destes sites têm widgets como o que você usou para o BlogBlogs. Como o Technorati, o Blog Catalog, Alexa e o MyBlogLog.


Comunicar & Vencer: Além do Blogblogs, vale a pena trabalhar o Technorati, o Blog Catalog, Alexa e o MyBlogLog que você recomendou?

Robespierre: Muitos serviços usam o Technorati como referência (este p.ex. http://www.dnscoop.com/) e ele te ajuda a ver quem está linkado a sua página. O Blogcatalog mais do que a promoção do blog em si, é recanto de blogueiros, para troca de links, opiniões, dicas, etc.. O Alexa é o "ibope" da internet por excelência. O MyBlogLog trata mais do seu perfil pessoal na web, funciona como um Orkut aberto, e permite que crie comunidades e divulgue outros serviços associados (como o YouTube). É do Yahoo.


Sugestão 6


Robespierre: Coloque categorias, links, arquivos, widgets, em uma coluna lateral. E um "Buscar". O visitante não vai ter a paciência de olhar todo o seu blog atrás de algo. Facilite o máximo ou ele irá embora.


Comunicar & Vencer: É difícil colocar um ‘buscar’ no meu blog? Como faço isso?

Robespierre: Eu uso o WordPress em um servidor pago, para ter liberdade total. Só fiquei no Blogger enquanto arrumava a casa. Me esqueci que na linha do topo já tem um "pesquisar blog", por isso ele nem aparece nos "Gadgets".

Sugestão 7

Robespierre: Preocupe-se em divulgar os seus artigos e não seu blog! Faça de cada post chamariz para o resto do blog. Use Digg, FeedBurner, Addthis, Ocioso, etc... Use e abuse de "tags" (palavras-chave) para cada post. Facilita os buscadores e a procura direta por um assunto específico. Muitos divulgadores usam as tags como referência. Descobri recentemente o

www.ocioso.com.br deu grande impulso nos meus blogs. E cadastrei lá apenas dois posts.

Comunicar & Vencer: Você disse para fazer “cada post um chamariz para o resto do blog”: a pessoa cadastra apenas as palavras-chaves do seu artigo no Digg, FeedBurner, Addthis, Ocioso, etc?

Robespierre: Depende do serviço. Geralmente cadastre as palavras apenas nos "Marcadores para esta postagem". Alguns serviços lêem esta informação (como o BlogBlogs) outros não. no Digg você clica numa categoria. Aqui você encontra alguns botões:
http://www.badged.net/

Comunicar & Vencer: Como colocar o addthis em baixo de cada post? Isso é possível em um blog do blogspot?

Robespierre: Sim. Ele tem uma versão para o Blogger. No modelo do post.

Sugestão 8

Robespierre: Responda sempre os comentários! Os visitantes querem ver que você liga para o que eles dizem. Cria fidelidade.

Sugestão 9

Robespierre: Entenda o seu público! No TechnewsBR eu desisti de falar de mercado de trabalho e empresas de informática, pois pouca gente acessava. Então, passei a falar de novidades de serviços e produtos com comentários sobre as empresas que os produzem e o acesso melhorou.Espero que as dicas ajudem. Para ver exemplos, visite os meus blogs.

E aí vão os sites do Robespierre:

http://www.piada.net/

http://www.technewsbr.com/

http://www.receitasfaceis.net/

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