Site ou blog? O que o empreendedor deve escolher?


Não importa o que você seja ou faça, a primeira peça própria de mídia social que eu iria começar, seria com um blog” - Chris Brogan


Se você já tem um site, reforce sua estratégia de divulgação na web com um blog. Se não tem, não perca tempo: parta direto para abrir um blog.

Um blog estratégico, planejado e com conteúdo relevante já é o suficiente. Ele pode funcionar como uma maravilhosa ferramenta de prospecção de clientes, aumentando suas vendas.

Mas por que blog e não site?

A internet está em constante crescimento e milhares páginas e mais páginas de conteúdo em português são adicionadas a cada hora.

Quando você constrói seu site ele pode conter basicamente de 4 a 10 páginas como, por exemplo, quem somos, produtos, serviços, fale conosco, clientes, lojas, etc.

Quando alguém entra no Google e digita uma palavra ou sentença, os resultados vêm organizados por ordem de relevância a partir de vários critérios que o Google adota.

Quando essa palavra ou sentença buscada pelo internauta está presente em mais de um texto do seu site ou blog, sua chance de ser encontrado é maior. Além disso, cada postagem de um blog vale por uma página.

Então, se você postar pelo menos uma vez por semana, no final de 3 meses você terá o equivalente a 12 páginas de um site em forma de posts.

Outra vantagem é que quanto mais você postar textos com assuntos relativos a o que seu público-alvo deseja saber, mais palavras e sentenças você disponibilizará para o Google te ranquear nos resultados de buscas.

Por isso, fazer marketing com artigos na internet é tão eficaz e viável.

Como definir sobre o que escrever


A maior parte do que precisamos saber está dentro de nós. A outra parte necessita de pesquisa, mas pode estar a um palmo seu nariz.

Posts de sucesso podem levar algum tempo para ‘saírem’, O importante é você ter um calendário editorial onde possa desenvolver posts com regularidade até que aquela idéia que estava te rondando apareça à superfície com clareza.

O primeiríssimo passo para definir sobre o que escrever e criar um planejamento editorial é conhecer bem seu público-alvo e ter em mente se as pessoas visitam o seu blog para:

- resolver um problema em particular,

- para saberem entender melhor e contextualizar o seu problema (para, então, num próximo momento, partirem para busca de soluções),

- obter algum conhecimento específico,

- ajuda nos seus assuntos de interesse,

- encontrar estudos de caso que possam ajudá-los a tomar decisões ou

- obter conteúdo para escrever um novo post.

Quem pode se beneficiar com um blog?



Pesquisando na internet, descobri a seguinte dúvida postada em um site de perguntas e respostas:

“Estou muito interessada em ter um blog, gostaria de saber como fazer um, não entendo de programação, será que é possível eu mesma fazer o meu blog ou é melhor contratar um especialista?”

A resposta é sim. Qualquer um pode fazer um blog. Basta ir no www.blogger.com, fazer o cadastrar e começar a postar.

Veja o artigo: Começar um blog é muito fácil. E é justamente esse o problema!


O problema dos blogs é que é preciso atualizações semanais, e geração de conteúdo relevante.

Fazer um post relevante dá trabalho. É preciso pesquisar, transformar seu conhecimento em palavras, imagens, gráficos ou vídeos, ter um planejamento editorial bem feito, conhecer bem seu público-alvo, pesquisar as palavras/sentenças-chaves mais buscadas, etc.

Um profissional de comunicação e marketing pode te ajudar?

Veja o blog que estamos desenvolvendo: www.pensamentoecologico.org.

O instituto Pensamento Ecológico é uma instituição do terceiro setor que tem por missão contribuir para o desenvolvimento ecológico e espiritual do ser humano, e para a mudança de paradigmas em relação aos nossos padrões de produção e de consumo, de modo a não comprometer a qualidade de vida das gerações futuras.

O trabalho de maturação para conceituar a instituição para uma nova década foi de pesquisa e demorado, e está surgindo em forma de conteúdos para o blog e para as mídias sociais.




Assuntos, temas e tópicos e sub-tópicos

A dica final é usar mapas mentais para definir assuntos, temas e tópicos e sub-tópicos para escrever. Eles podem ajudar a organizar as idéias.   

- Pense em assuntos como os grandes motivos pelos quais seus clientes compram e usam seus produtos;

- temas como as grandes variações de assuntos menores dentro de um grande assunto;

- tópicos como títulos do tipo ’10 maneiras de maximizar...’ ou ‘como obter o rendimento máximo ...’;

-e, por fim, sub-tópicos como a divisão do tópico em questão em vários blocos. Muitas vezes, um bloco pode não se encaixar no texto que você está escrevendo e migrar para um próximo texto. 

2 comentários:

acidmind disse...

Minha opinião é clara: Blog, nunca .

Alvaro Nassaralla disse...

Respeito sua opinião, até porque esta é a proposta do Comunicar: debate. Dentro da minha visão de marketing, continuo recomendando blog pela maior capacidade e facilidade de ranquear bem no Google(ser achado em buscas).

Mas posso compreender a visão de designers e de outros profissionais.

top