"As pessoas só sabem o que querem depois que você  mostra a elas".
Steve Jobs




Começar um blog é muito fácil. Agora torná-lo atraente e uma fonte de referência para os internautas é outra coisa.

Realidade: não existem botões mágicos geradores de tráfego, vendas e sucesso. Existe pensamento estratégico, trabalho e retrabalho.

A estratégia é dividida em táticas encadeadas de ação. No entanto, na prática elas não se encaixam como peças de Lego ou de um quebra-cabeças; elas precisam ser retrabalhados conforme as coisas vão acontecendo, e serem adaptadas a novos resultados e realidades que vão surgindo conforme vão sendo aplicadas.

Blogs e Empreendedores

Se você tem um blog e quer fazê-lo crescer, então você já é um empreendedor.

Seu blog é um produto, não importando se nele você promove vários serviços/produtos. O importante é que o blog seja encarado como um produto, com uma ‘embalagem’ adequada e tenha uma proposta focada.


Blog-produto

Quanto tempo você pode dedicar ao seu blog por dia? Se não pode diariamente, faça um plano de trabalho semanal.

Fazer o seu ‘blog-produto’, por mais modelos que pesquise na web, parte de dentro de você. Ele tem de ter uma autenticidade ou, em outras palavras, ser o blog de que as pessoas dizem:

- Esse é o blog que faz...
- Esse é o blog que ajuda a ...
- Esse é o blog que facilita ... ,

... e assim por diante,

Depois de feito esse exercício de conceituação do blog, você pode recheá-lo com conteúdo que preencha todos os assuntos relativos à proposta do blog.

(Estou preparando um post complementar a esse sobre Conceituação/construção de identidade de produtos, serviços, ONGs, carreiras, profissões, artistas)


Recheando o bolo

É evidente que para gerar conteúdo relevante você tem de investir tempo em escrever, pesquisar na web, acompanhar Twitter (se é que é possível!?) e Facebook, contactar pessoas por email para entrevistas ou coleta de informações, e por aí vai.

Empresas que abrem seu blog e simplesmente postam em formato de releases para a imprensa, em tom jornalístico, estão perdendo em interação e diferenciais.

Prover seu público-alvo com conteúdo que lhes dê oportunidades para comentarem, falarem de seus problemas, compartilharem soluções que deram certo, é um caminho que precisa de tempo e trabalho. Afinal, credibilidade exige construção.


Empreendedor e editor

Em tempos de web 2.0, o empreendedor tem de se desdobrar também como um editor, coletando informações e criando um sentido entre elas para seus públicos-alvos. O maior serviço hoje em dia, ou a maior geração de valor para seu público, é a formação de “nexo” entre várias fontes de informação.

Se você consegue sentir os desafios de seus públicos e construindo pontes nexiais, pontes de sentido e compreensão, já está um passo na frente de toda ou da maior parte da sua concorrência.

Quando você consegue compreender tendências e problemas que precisam ser resolvidos para seus clientes e mostra como seus produtos/serviços podem solucioná-los, através de um conteúdo atraente e de fácil absorção, está construindo credibilidade.

E a credibilidade é um grande passo para a construção de marca, vendas e lucratividade crescente.

0 comentários:

top