Como qualquer pessoa, tenho defeitos. Mas também tenho acertos.

Pelo menos um deles que posso afirmar é a capacidade de tentar sempre aprender com tudo o que tenho contato.

Pode parecer auto-ajuda, no entanto, sempre podemos extrair algo de aprendizado de tudo o que nos cerca.

Por isso, em uma carta de vendas na internet de um sistema de “ganhar dinheiro” automatizado, extraí a idéia desse post. A carta trazia uma série de vantagens do que você ganharia e o que você deixaria de ter de fazer (por deixar de ser funcionário de uma empresa), entrando nesse sistema.

No entanto, a realidade pode ser bem diferente do que esses sistemas de “fazer dinheiro já” prometem. E que não deixam de se também mitos disseminados pelo senso comum, os quais na verdade podem ser desastrosamente enganadores.

Então, veja os pensamentos e mitos que são “vendidos” aos empreendedores e como encerá-los por um prisma mais realista. As análises que faço para cada mito são baseadas no que venho observando em anos de atendimento a pequenas empresas e profissionais autônomos.

Se você conhece casos que sustentam os mitos abaixo, compartilhe conosco!


MITOS "EU NÃO QUERO"

"Eu não Quero" nº 1: "Eu não quero um patrão dizendo o que devo fazer”.

O seu patrão vai passar a a se chamar Mercado. E ele pode ser muito cruel. Os clientes serão seus patrões. E eles querem ser muito mimados e que tudo seja feito ao seu gosto. Por coincidência, recebi um boletim hoje com a seguinte frase de Sam Walton, o criador do Wal-Mart: “Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar”.

"Eu Não Quero nº2: “Eu não quero acordar com barulho de um despertador”.

Você vai ter que acordar antes do alarme tocar. Serão tantos itens para resolver que sua cabeça já estará a mil antes das 6 horas.

"Eu Não Quero" nº3: “Eu não quero ter que viajar mais e ficar horas no tráfego”.

Você vai ver que as horas de tráfego se transformarão em um sem hora para reclamações e intromissões da sua família e de clientes dentro de sua casa, ou pela internet, telefone, etc. O tráfego ou as viagens de negócios poderão se transformar em sua total disponibilidade para os clientes, onde e quando eles quiserem.

"Eu Não Quero" nº4: “Eu não quero gastar mais tempo longe da minha família”.

Se você tiver o privilégio de trabalhar em casa ou que seu negócio seja próximo de casa, apesar da internet, você vai terá que fazer muitas visitas para captação e atendimentos de clientes.

"Eu Não Quero" nº5: “Eu não quero me preocupar com despesas”.

A menos que seu tipo de negócios seja executado sem a necessidade de qualquer espécie de ferramental, mesmo assim você vai precisar fazer cartões de visita e materiais de marketing, ter um telefone, captar clientes, e outras despesas mínimas para fazer um negócio dar certo.

Geralmente o empreendedor põe negócio do próprio bolso ou adquire um empréstimo bancário. E essa é uma despesa, para quem quer crescer, a que muitos recorrem.

"Eu Não Quero" nº6: “Eu não quero algo que requeira treinamento ou estudo”.

Um negócio próprio necessita de muito mais do que treinamento. Ele exige estudo e desenvolvimento constante de suas capacidades, da de seus funcionários e dos seus produtos.

"Eu Não Quero" nº7: “Eu não quero gastar minha vida trabalhando para outra pessoa”.

Esse é um dos maiores motivos que leva o empreendedor a partir para um negócio próprio. Ter um negócio requer que se assuma uma grande dose de responsabilidade, mas a compensação pode ser muito maior do que ganhar dinheiro: ser dono do próprio destino e construir uma coisa que é sua.

"Eu Não Quero" nº8: “Eu não quero que me digam o que fazer”.

Cuidado. Pode ser que ninguém fale mesmo o que você tem de fazer. E é aí que mora o perigo. Mais do que nunca, você tem de estar com todos os seus “sensores” ligados em tudo o que acontece no mercado nacional e internacional, nos movimentos da concorrência direta e indireta, no que seus clientes pensam,

"Eu Não Quero" nº9: “Eu não quero que me digam quantos dias posso ter de férias”.

Desconheço (por favor, quem souber me corrija) um negócio que o dono pode tirar férias antes dos cinco primeiros anos. E em muitos casos, os proprietários não conseguem parar nunca.

"Eu Não Quero" nº10: “Eu não quero gastar tempo longe da minha família”.

O nível de envolvimento e as horas de trabalho provavelmente absorverão muito da sua atenção. Até o negócio engrenar, podem ser anos de pouco tempo para a família.


MITOS "EU QUERO"

"Eu Quero" nº1: “Quero um trabalho que me dê todo o tempo livre que eu quiser”.

A vantagem de ter um negócio próprio é poder ser organizar melhor e tirar os horários de folga fora dos convencionais

"Eu Quero" nº2: “Quero um rendimento que dará a minha família mais do que nós necessitamos”.

Inicialmente, na melhor das hipóteses, você provavelmente investirá suas economias ou conseguirá um empréstimo bancário e não vai poder contar com um salário fixo no final do mês. Até conseguir ter o retorno sobre seu investimento, terá de fazer muito sacrifício.

"Eu Quero" nº3: “Quero ter a liberdade de viajar quando eu quiser”.

Não é bem assim: lembre-se que é o “olho do dono que engorda o gado”. Além disso, vai levar algum tempo (anos) até que um negócio esteja estruturado e funcione sem a sua presença.

"Eu Quero" nº4: “Quero fazer algo que eu goste e tenha prazer em fazer”.

Esse talvez seja um dos pontos altos do empreendedorismo. No quesito realização pessoal, desenvolver uma atividade que se gosta por conta própria, vai trazer o prazer

"Eu Quero" nº5: “Quero algo que seja fácil de fazer”.

Ao contrário do que se possa pensar, no atual nível de competitividade do mercado, nenhum negócio é fácil de fazer, desenvolver ou o famoso “ganhar dinheiro fácil”. Pelo que vejo e estudo, ganhar dinheiro sem investimento de dinheiro ou trabalho anteriores, só pelas vias ilegais.

"Eu Quero" nº6: “Quero trabalhar apenas algumas horas por dia”.

Mentira. Você vai ter que trabalhar mais horas do que quando era funcionário. Desenvolver um negócio próprio requer muita determinação e envolvimento em tempo integral.

"Eu Quero" nº7: “Quero ser capaz de fazer dinheiro com um negócio, mesmo que eu continue empregado em uma empresa”.

Até o sistema de franquias exige envolvimento do empresário no local do negócio, pelo menos, no primeiro ano. É claro que ele dá a liberdade de você continuar como funcionário de uma empresa, mas você vai precisar de um sócio ou de uma pessoa de confiança para tocar o negócio. Até que as coisas andem por si só, muitos detalhes têm de ser acertados, além do que lidar com o ser humano na forma de funcionários é um fator altamente complexo. O que vejo de lojas franqueadas com mau atendimento (apesar de haver treinamento) só por causa da falta de presença do dono.

"Eu Quero" nº8: “Quero (e necessito) fazer dinheiro agora: Já!”

Mesmo franquias onde o empresário tem de investir de 35 a 200 mil reais, têm uma média de retorno do capital em no mínimo 6 meses. E isso, no caso de negócios que já foram testados, desenvolvidos e entregam uma fórmula semi-pronta para o empreendedor. Imagine em um negócio próprio?

Toda regra carrega em si a qualidade da exceção. Se você conhece algum caso que vai contra o que disse, comente! Vamos compartilhar o conhecimento empreendedor!

2 comentários:

Derleit disse...

Alvaro, parabéns pelo post.
Está muito bem explicado.
Precisamos entender que ser patrão, também não é fácil.
Mas o importante é ter objetivos e dedicação, assim, as conquistas serão gradativas.
Abraço!

Alvaro Nassaralla disse...

Derleit, Obrigado pelas palavras! Exatamente: saber a hora de plantar e a hora de colher, e a hora do replantio...

top