Planejar é para pequeno?

O pequeno empreendedor pode se dar ao luxo de planejar? A realidade das pequenas empresas, na grande maioria dos casos, é essa: quem planeja na maioria das vezes é quem executa, quem vende, quem até faz limpeza, etc.

Como um pequeno empresário pode planejar, se está sempre ocupado "fazendo" o seu "fazer" diário?

Ou, como dizem, “facejando” o seu negócio. Como ele, também, pode pensar em planejamento de marketing se está sempre recebendo dos clientes “amanhã para pagar ontem” (falta de capital de giro, planejamento tributário, etc)?

Como o pequeno empreendedor ou profissional liberal pode planejar ou treinar sua equipe se está atendendo um cliente atrás do outro?

Em primeiro lugar, admitir que podemos ser ajudados já é um bom começo. O blog Saia do lugar diz que:

“O empreendedor de sucesso é confiante nas suas habilidades;
mas não muito arrogante para saber onde ele(a) não tem as habilidades necessárias” (
www.saiadolugar.com.br/2009/03/24/dica-diaria-ao-empreendedor-12-nao-hesite-em-pedir-ajuda).

A dica do Saia do lugar é que o empreendedor saiba formar um networking de pessoas que podem aconselhá-lo, ajudando a planejar ou pensar o seu negócio.

Uma boa fonte de ajuda é o grupo de discussão, do qual participo, Empreendedor BR (//br.groups.yahoo.com/group/empreendedorBR). O grupo troca informações e ajuda em diversas especialidades de negócios como contabilidade, exportação, marketing, administração, gestão de pessoas, etc.

Em segundo lugar, saber usar a tecnologia a seu favor via fazer diferença na hora de planejar. Existem várias ferramentas online (gratuitas) disponibilizadas na web. Duas delas são:

- Google Alertas (www.google.com/alerts?hl=pt-BR) – A dica é do site Bizrevolution (http://www.bizrevolution.com.br/) e trata-se de um serviço de clipping que envia um e-mail com o que de mais relevante foi publicado na internet sobre um determinado termo que você cadastrou.

Como qualquer processo de planejamento deve ser realizado em cima de uma forte pesquisa prévia, essa ferramenta vai prover o empreendedor com uma quantidade de dados e informações necessárias para pensar o seu negócio diante da realidade de mercado, das necessidades e desejos de seu público-alvo, e de como seus recursos (sempre limitados) podem ser aplicados para maximizar os resultados, aproveitando cada centavo utilizado da melhor maneira possível.

- Se você não usa o Twitter, entre imediatamente. Se você já usa, use com mais eficiência. Nesse caso, a dica é do blog Papo de Empreendedor (//empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1703102-2884,00.html).

O blog indica a ferramenta FollowFormation (www.followformation.com/) que permite ao usuário cadastrar seu endereço no Twitter e seus interesses, sendo listada a seguir uma relação de páginas no Twitter relacionados aos seus interesses.

Dessa forma, além de você poder pesquisar e seguir pessoas e empresas dentro dos seus temas de interesse, outros twiteiros com os mesmos interesses que utilizarem o FollowFormation podem passar a te seguir.

Existem várias outras maneiras de pesquisar e se abastecer de informações. No entanto, essas duas já são suficientes para começar sem, com isso, atrapalhar as suas milhões de atividades do dia-a-dia empreendedor.

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