Aquelas que fazem o trabalho e aquelas que ficam com o crédito

Recebi um boletim com a seguinte frase proferida por Indira Ghandi: “Há dois tipos de pessoas. Aquelas que fazem o trabalho e aquelas que ficam com o crédito. Tente sempre estar no primeiro grupo: há menos competição por lá”!

Vou confessar que essa mensagem mexeu comigo até deixando-me levemente irritado. Será que tem de ser assim? Quem não fez o trabalho levar o crédito no lugar de quem o fez?

Se essa é uma regra da vida, como podemos reverter essa situação?

Acredito que uma boa dosagem de marketing pessoal pode ser a solução. Vale dizer que o marketing pessoal, ao contrário do que vulgarmente se pensa, não é fazer uma tarefa e então propalar que a fez ou, também, cuidar de sua imagem vestindo roupas da moda e etc. É muito mais que isso.

É pensar sua carreira e imagem de forma estratégica através de um plano de marketing integrado e de sucesso:

- pesquisar e planejar quem é seu público-alvo,

- que imagem você deve projetar,

- quais recursos deve conquistar,

- quais ações realizar e quais objetivos e metas atingir.


Vou dizer que comigo funciona aquela máxima: “casa de ferreiro, espeto de pau”.

Apesar de muitas vezes deixar de aplicar ao meu caso os preceitos e ferramentas de marketing pessoal, sei que essa matéria é fundamental em tempos de tanta gente concorrendo a tudo no mercado.

Resumidamente, a melhor conceituação de marketing pessoal que já vi foi representada pelo gráfico abaixo, extraído do livro Marketing Pessoal: Manual básico (Lucia De Biase Bidart).


SER

Quem você é e o que gosta
  • Quais habilidades você tem
  • Quais são seus pontos fortes e fracos
  • Quais são meus valores

O artigo Personal Marketing Statements Help You Get Hired (http://www.your-career-change.com/personal-marketing.html) traz dicas de como escrever uma sentença que traduza o seu “SER”. Essa sentença deve dizer quem você é, o que faz e o que a outra pessoa ganha ao lhe contratar. A sentença deve durar no máximo 30 segundos e ser a resposta às seguintes questões:

  • Quem sou
  • O que faço
  • O que tenho feito
  • O que posso fazer
  • Meus pontos fortes


PARECER

  • Qual deve ser a sua aparência (cabelo, roupas, acessórios, objetos que porta, etc)
  • Qual comportamento é condizente com a imagem que você quer passar?
  • Quais atividades devo executar (complementares a sua atividade principal) para reforçar a imagem que desejo passar?

APARECER

  • Onde devo estar/freqüentar para ser estar em contato com meu público-alvo?
  • Que tipos de evento devo freqüentar?
  • Devo ter e como deve ser meu site pessoal?
  • Como deve ser meu perfil nos sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter, etc) e de quais comunidades de discussão devo participar?
  • Devo escrever artigos ou livros, fazer vídeos e postar no You Tube
  • Devo divulgar para meus contatos reportagens em que fui citado, prêmios que recebi, atividades que estou realizando, etc.?

BÔNUS 1:

Se você tem ou pretende ter uma carreira então você já pode se considerar um empreendedor da sua carreira. Brian Clark, do blog www.copyblogger.com, relacionou os 5 componentes críticos do novo empreendedor:

  • Crie (Não concorra)
  • Lidere (Não gerencie)
  • Comunique-se (Não seja envergonhado)
  • Automatize (Não duplique)
  • Acelere (Don’t Stand Still)

Os 5 fatores acima são melhor examinados em How to Become an Entrepreneur (“Como se tornar um empreendedor”) que tem 31 páginas e é grátis: http://www.copyblogger.com/creative-entrepreneur/

BÔNUS 2: Teste de personalidade em inglês (http://www.your-career-change.com/personality-type.html)

0 comentários:

top