Pelo menos no Rio Franchising Business, o setor com maior número de franquias era o de alimentação. Pizzarias, restaurantes, fast foods de vários tipos, docerias, entre outras.

Alguns exemplos são Bob’s, KFC, MegaMatte, Casa da Empada, Rei do Matte, Parmê, Amor aos Pedaços, Espetinhos Mimi, Chocolates Katz. A concorrência é grande.

Além disso, o fast food concorre não só com outros fast foods, mas, indiretamente, concorre com restaurantes. No marketing, consideramos a concorrência indireta com um grande fator de influência no sucesso de uma empresa.

Por exemplo, um restaurante de rua concorre indiretamente com shoppings próximos, além de outros tipos de entretenimento. Você pode estar falando: - “Depende” …
De fato, outro exemplo pode ser o restaurante mais fino que dificilmente se encontra em um shopping e portanto esse tipo de entretenimento não age sobre seu público-alvo. Pode ser, mas se o jantar for uma comemoração de aniversário de casamento, o restaurante tem outros concorrentes indiretos como um fim de semana em uma pousada, jóias, etc.

Tudo isso, para falar da Mundo de Chocolate, que se valeu da concorrência indireta para fortalecer seu produto. Muito mais do que uma loja de chocolate, ela é uma solução para quem quer presentear. Além de uma combinação artesanal de chocolates para presente (34 tipos e texturas diferentes), a loja também trabalha com cosméticos. Isso mesmo: chocolates finos e cosméticos na chocolateria.

A Mundo do Chocolate pensou numa solução de conveniência para seus clientes que, em um só lugar, montam um presente completo. Assim, quando se quer presentear uma mulher, pode-se montar um kit a seu gosto.

Voltando a concorrênia, por exemplo, no dia dos namorados, a Mundo de Chocolate reduz a concorrência com floriculturas, já que a soma de chocolate e cosméticos torna-se uma solução que ecoinomiza o tempo de namorados ocupados (ocupados, no bom sentido!).


Serviços e consumo no local

Com sede em Joinville (SC), a franquia também disponibiliza opções de consumo no local como cafés, sobremesas e Buffet.

No caso do Buffet, o site da Mundo de Chocolate garante dar um show de exposição ao consumidor com chocolateiras que manipulam e escorrem o chocolate (linha Buffet de fondue).

Hoje, as técnicas de exposição de produto e merchandising de loja atraem o consumidor e o retém dentro da loja por mais tempo. Um ponto de venda que estimule a pessoa sensorialmente ultrapassa a simples questão da venda de produtos, criando uma atmosfera e uma experiência no momento do consumo.

Um dos trunfos do Marketing Sensorial (ou Aesthetic Marketing) é misturar os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato, paladar) ou, como na foto ao lado, brincar com as percepções de um mesmo sentido.
Explico: perceba que a loja é uma chocolateria, mas se parece com uma loja de cosméticos. Subjetivamente, podemos dizer que o chocolate deixa de ser um mero produto alimentício ou doce, sofrendo uma conotação de cuidado consigo mesmo (gerado pela associação com o que cométicos representam). Tudo isso, através de uma associação visual inconsciente.

Hoje existe uma boa quantidade de estudos sobre o assunto. Para mais detalhes, ver Marketing Sensorial (http://www.forummarketing.com.br/cases.htm) ou Marketing Experimental (http://www.bondfaro.com.br/marketing-experimental-bernd-h-schmitt-8521311559.html).

Suporte de marketing

Um ponto em que sempre toco quando se trata de franquia, é o suporte que ela presta ao seu franqueado e, principalmente o suporte de marketing.

Se a franquia entrega um pequeno suporte desse tipo, é bom tomar cuidado. Ficar com todo o planejamento e execução de tarefas de marketing por sua conta - e em um tipo de negócio que você não conhece e está ainda aprendendo - é arriscado.

Aliás, uma das grandes vantagens em investir seu dinheiro no sistema de franquias é justamente o fato de que o franqueador já testou seu negócio no mercado em várias situações e locais, e tem parâmetros de marketing para implementar uma nova unidade com o mínimo de risco.

Bem, segundo seu site, vamos ao que a Fábrica de Chocolate promete dar em termos de suporte (Separei em duas categorias):

- Suporte em geral
  • Treinamento operacional e gerencial com Plano Diretor
  • Suporte para administração e gerenciamento on-line
  • Acompanhamento e desenvolvimento de plano de metas
  • Suporte para seleção e treinamento de colaboradores
  • Central de treinamento de manipulação de chocolate
  • Suporte pré e pós inauguração
- Suporte de marketing
  • Estudo e avaliação de viabilidade local (Em outras palavras, o mercado local apresenta demanda ou perspectiva de crescimento para esse tipo de negócio?).
  • Localização, prospecção e negociação do ponto comercial (Como dizem os marketistas americanos, o varejo é composto por três Ls: Localization, Localization and Localization).
  • Desenvolvimento e lançamentos de novos produtos
  • Desenvolvimento e Suporte de Marketing (Este item deveria incluir pelo menos:
a. pesquisa de mercado duas vezes ao ano sobre a penetração do produto nos mercados franqueados

b. Além do treinamento já incluído, pergunte se o treinamento inclui também capacitações de vendas e criação de relacionamento com o cliente.

c. Criação ou apoio na criação de folders, encartes e baners promocionais e anúncios na mídia).


Os números da franquia segundo o próprio site da empresa:

- Taxa de Franquia a partir de R$ 39.500,00

- Menor Taxa de Royalties do Mercado

- Lucro líquido sobre faturamento mensal de 20 a 30%

- Retorno médio de 12 a 28 meses


Endereços:

http://www.mundodechocolate.com.br

2 comentários:

Jorge Demetrio disse...

Uma coisa que sempre comento com meus clientes franquiados é, nunca contar somente com a estratégia de marketing da matriz de uma franquia, principalmente quando a empresa conta com produtos de venda on-line....

Pois a Matriz se preocupa em fortalecer o nome, quando o franquiado tem que se preocupar com a conversão do nome.


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Alvaro Nassaralla disse...

É verdade Jorge,

Por mais que os interesses devessem convergir, sempre o franqueador terá de administrar os seus interesses e os de seus vários franqueados.

A pergunta é: como criar laços de parceria verdadeira entre franqueador e franqueados?

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