1dasul, Ferréz e empreendedorismo de periferia

Estou agora assistindo e escrevendo aqui da III Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade no Vivo Rio. Palestrando, o autor do Best seller Capão Pecado, Ferréz.

O escritor e empreendedor de periferia Ferréz criou a marca 1dasul em 1999, que foi aberta e fechada duas vezes. Só embalou na terceira vez. Hoje totaliza 11 anos de estrada.


Ferréz via a população da sua comunidade Capão Redondo comprar produtos de marca que eram feitos na própria localidade por costureiras que eram exploradas, e depois vendidos por um alto valor em shopping para os “filhos’ dessas mesmas costureiras.


Criou a marca 1dasul estampando roupas com o nome Capão. Inicialmente encontrou resistência dos moradores que achavam que o nome da localidade era associado a crime e violência.


Até um dia em que um torcedor apareceu em cena nacional sendo espancado e usando um boné da marca. Daí para frente, ele vendeu 11 bonés de uma só vez e a marca embalou.


Segundo a palestra do Ferréz, as pessoas da comunidade tinham medo de usar a marca e serem discriminadas em shoppings. O que aconteceu é que um segurança de shopping se identificou com uma pessoa usando roupas da marca e falou que qualquer coisa podia contar com a ajuda dele.


Na verdade, a identidade criada pela marca e os moradores do Capão redondo e da periferia em geral de São Paulo foi aos poucos sendo construída


Hoje, Ferréz tem duas lojas da 1dasul, uma delas em uma galeria no Centrão de São Paulo especializada em lojas de produtos alternativos e cultura hip hop.


Ferrez expandiu suas atividades criando também a gravadora Selo Povo e sua capacidade empreendedora vai de vento em popa!

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