
Vou confessar que essa mensagem mexeu comigo até deixando-me levemente irritado. Será que tem de ser assim? Quem não fez o trabalho levar o crédito no lugar de quem o fez?
Se essa é uma regra da vida, como podemos reverter essa situação?
Acredito que uma boa dosagem de marketing pessoal pode ser a solução. Vale dizer que o marketing pessoal, ao contrário do que vulgarmente se pensa, não é fazer uma tarefa e então propalar que a fez ou, também, cuidar de sua imagem vestindo roupas da moda e etc. É muito mais que isso.
É pensar sua carreira e imagem de forma estratégica através de um plano de marketing integrado e de sucesso:
- que imagem você deve projetar,
- quais recursos deve conquistar,
- quais ações realizar e quais objetivos e metas atingir.
Vou dizer que comigo funciona aquela máxima: “casa de ferreiro, espeto de pau”.
Apesar de muitas vezes deixar de aplicar ao meu caso os preceitos e ferramentas de marketing pessoal, sei que essa matéria é fundamental em tempos de tanta gente concorrendo a tudo no mercado.
Resumidamente, a melhor conceituação de marketing pessoal que já vi foi representada pelo gráfico abaixo, extraído do livro Marketing Pessoal: Manual básico (Lucia De Biase Bidart).
SER
- Quais habilidades você tem
- Quais são seus pontos fortes e fracos
- Quais são meus valores
O artigo Personal Marketing Statements Help You Get Hired (http://www.your-career-change.com/personal-marketing.html) traz dicas de como escrever uma sentença que traduza o seu “SER”. Essa sentença deve dizer quem você é, o que faz e o que a outra pessoa ganha ao lhe contratar. A sentença deve durar no máximo 30 segundos e ser a resposta às seguintes questões:
- Quem sou
- O que faço
- O que tenho feito
- O que posso fazer
- Meus pontos fortes
PARECER
- Qual deve ser a sua aparência (cabelo, roupas, acessórios, objetos que porta, etc)
- Qual comportamento é condizente com a imagem que você quer passar?
- Quais atividades devo executar (complementares a sua atividade principal) para reforçar a imagem que desejo passar?
APARECER
- Onde devo estar/freqüentar para ser estar em contato com meu público-alvo?
- Que tipos de evento devo freqüentar?
- Devo ter e como deve ser meu site pessoal?
- Como deve ser meu perfil nos sites de relacionamento (Orkut, Facebook, Twitter, etc) e de quais comunidades de discussão devo participar?
- Devo escrever artigos ou livros, fazer vídeos e postar no You Tube
- Devo divulgar para meus contatos reportagens em que fui citado, prêmios que recebi, atividades que estou realizando, etc.?
BÔNUS 1:
Se você tem ou pretende ter uma carreira então você já pode se considerar um empreendedor da sua carreira. Brian Clark, do blog www.copyblogger.com, relacionou os 5 componentes críticos do novo empreendedor:
- Crie (Não concorra)
- Lidere (Não gerencie)
- Comunique-se (Não seja envergonhado)
- Automatize (Não duplique)
- Acelere (Don’t Stand Still)
Os 5 fatores acima são melhor examinados em How to Become an Entrepreneur (“Como se tornar um empreendedor”) que tem 31 páginas e é grátis: http://www.copyblogger.com/creative-entrepreneur/
BÔNUS 2:
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