
Alguns exemplos são Bob’s, KFC, MegaMatte, Casa da Empada, Rei do Matte, Parmê, Amor aos Pedaços, Espetinhos Mimi, Chocolates Katz. A concorrência é grande.
Além disso, o fast food concorre não só com outros fast foods, mas, indiretamente, concorre com restaurantes. No marketing, consideramos a concorrência indireta com um grande fator de influência no sucesso de uma empresa.
Por exemplo, um restaurante de rua concorre indiretamente com shoppings próximos, além de outros tipos de entretenimento. Você pode estar falando: - “Depende” …
Tudo isso, para falar da Mundo de Chocolate, que se valeu da concorrência indireta para fortalecer seu produto. Muito mais do que uma loja de chocolate, ela é uma solução para quem quer presentear. Além de uma combinação artesanal de chocolates para presente (34 tipos e texturas diferentes), a loja também trabalha com cosméticos. Isso mesmo: chocolates finos e cosméticos na chocolateria.
A Mundo do Chocolate pensou numa solução de conveniência para seus clientes que, em um só lugar, montam um presente completo. Assim, quando se quer presentear uma mulher, pode-se montar um kit a seu gosto.
Voltando a concorrênia, por exemplo, no dia dos namorados, a Mundo de Chocolate reduz a concorrência com floriculturas, já que a soma de chocolate e cosméticos torna-se uma solução que ecoinomiza o tempo de namorados ocupados (ocupados, no bom sentido!).
Serviços e consumo no local
Com sede em Joinville (SC), a franquia também disponibiliza opções de consumo no local como cafés, sobremesas e Buffet.

Um dos trunfos do Marketing Sensorial (ou Aesthetic Marketing) é misturar os cinco sentidos (visão, audição, olfato, tato, paladar) ou, como na foto ao lado, brincar com as percepções de um mesmo sentido.

Suporte de marketing
Um ponto em que sempre toco quando se trata de franquia, é o suporte que ela presta ao seu franqueado e, principalmente o suporte de marketing.
Se a franquia entrega um pequeno suporte desse tipo, é bom tomar cuidado. Ficar com todo o planejamento e execução de tarefas de marketing por sua conta - e em um tipo de negócio que você não conhece e está ainda aprendendo - é arriscado.
Aliás, uma das grandes vantagens em investir seu dinheiro no sistema de franquias é justamente o fato de que o franqueador já testou seu negócio no mercado em várias situações e locais, e tem parâmetros de marketing para implementar uma nova unidade com o mínimo de risco.
Bem, segundo seu site, vamos ao que a Fábrica de Chocolate promete dar em termos de suporte (Separei em duas categorias):
- Suporte em geral
- Treinamento operacional e gerencial com Plano Diretor
- Suporte para administração e gerenciamento on-line
- Acompanhamento e desenvolvimento de plano de metas
- Suporte para seleção e treinamento de colaboradores
- Central de treinamento de manipulação de chocolate
- Suporte pré e pós inauguração
- Estudo e avaliação de viabilidade local (Em outras palavras, o mercado local apresenta demanda ou perspectiva de crescimento para esse tipo de negócio?).
- Localização, prospecção e negociação do ponto comercial (Como dizem os marketistas americanos, o varejo é composto por três Ls: Localization, Localization and Localization).
- Desenvolvimento e lançamentos de novos produtos
- Desenvolvimento e Suporte de Marketing (Este item deveria incluir pelo menos:
b. Além do treinamento já incluído, pergunte se o treinamento inclui também capacitações de vendas e criação de relacionamento com o cliente.
c. Criação ou apoio na criação de folders, encartes e baners promocionais e anúncios na mídia).
Os números da franquia segundo o próprio site da empresa:
- Taxa de Franquia a partir de R$ 39.500,00
- Menor Taxa de Royalties do Mercado
- Lucro líquido sobre faturamento mensal de 20 a 30%
- Retorno médio de 12 a 28 meses
Endereços:
http://www.mundodechocolate.com.br
2 comentários:
Uma coisa que sempre comento com meus clientes franquiados é, nunca contar somente com a estratégia de marketing da matriz de uma franquia, principalmente quando a empresa conta com produtos de venda on-line....
Pois a Matriz se preocupa em fortalecer o nome, quando o franquiado tem que se preocupar com a conversão do nome.
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É verdade Jorge,
Por mais que os interesses devessem convergir, sempre o franqueador terá de administrar os seus interesses e os de seus vários franqueados.
A pergunta é: como criar laços de parceria verdadeira entre franqueador e franqueados?
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