Um processo básico de vendas B to B (Business to Business), onde as vendas são de forma geral complexas, segue três momentos distintos que não necessariamente na ordem a seguir:
Independente de onde esteja cada cliente potencial no seu estágio de vendas, criar valor no processo de vendas pode ser um fator que encurta todo o sistema de decisões a que um comprador fica exposto.
O ‘alquimista’ está sempre de olho em duas característas para o seu negócio: diferenciação e valor. Muitas vezes, esses dois aspectos já existem nas empresas e nos profissionais, que até sabem interpretá-los, mas não lhes dar uma forma.
O ‘alquimista’ tem o poder de saber misturar os elementos certos para trazer esse valor e diferenciação à tona.
Encurtando o ciclo de venda
As mídias sociais, hoje, estão se transformando em algo como as artérias em que o sangue flui nas empresas, trazendo e circulando elementos que vão ajudar e dar razão para as decisões de compra das pessoas.
É ali que os compradores irão interagir e se relacionar com as pessoas e conteúdo de fornecedores atuais e potenciais, e poderão tomar as melhores decisões para suas empresas.
A diferenciação e a geração de valor em forma de (ou traduzido para) conteúdo permite que os clientes potenciais engajem-se em conversas, trazendo-as para o diálogo não importa em que momento do ciclo de compra elas estejam.
A partir daí, começa o processo de qualificação, alimentando-as com informações e conteúdo educativo sobre os seus produtos/serviços.
Mesmo que elas não estejam prontas para comprar, o processo foi iniciado. Segundo Brian Carroll, para comprar, seus clientes potenciais:
- devem estar familiarizados com você e sua empresa e com o que ela faz;
- devem perceber que você e sua empresa são peritos no que fazem;
- têm de acreditar que você e sua empresa entendem os problemas específicos deles e pode resolvê-los;
- gostam de você e sua empresa o suficiente para querer trabalhar contigo.
Por mais incrível que possa parecer, um livro de 1998 chamado “Futuro: Prepare-se!” (*), acertou em cheio dizendo que esses fantásticos brinquedos informáticos que estão aparecendo sempre trazem uma idéia embutida de que estamos atravessando uma das maiores evoluções da história do mundo: a economia de rede.
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