Quem é filtro para quem?



Após ler o post de hoje de um site gringo – e também os comentários dos leitores –, cheguei à conclusão de que a quantidade de informações disponíveis na web levanta uma grande questão: quem é filtro para quem?

Em outras palavras, onde encontrar informações confiáveis? Alguém pode funcionar como nosso filtro de informações? Algum blog que seja referência no seu tema profissional?

Só para exemplificar, um Filtrador de Informação que está se tornando proeminente no Twitter é o líder do programa CQC, Marcelo Tass. Com o crescente sucesso do programa, cada vez mais pessoas passam a seguir Tass pelo Twitter.

Pesquisando na internet, descobri que existe um site chamado frienfeed.com que junta seus contatos no Facebook, Twitter e sua conta no Google (fico desenvolvendo uma análise maior sobre o FriendFeed depois que eu me inscrever e testá-lo).

Descobri o FriendFeed no artigo “Who Is Your Information Filter?“ (Quem é o seu filtro de informação?). O artigo diz que os Filtradores de Informação têm assinantes, os quais deixam seus comentários. Então, levanta, ainda, outras questões:

- O que atrai novas pessoas para as discussões?


- Quem, então, subscrevem os Filtradores de Informação?


- O que incrementa os cliques nos links dentro dos posts e os comentários?

Toda essa minha “discussão” (ou algo como uma “briga mental”!) acima foi iniciada por causa do post “Twitter Isn,t Killing Blogs, It´s Making Batter (O Twitter não está matando os blogs, e, sim, tornando-os melhores).

Rick Burnes refuta outro blogueiro que defende a morte dos blogs, afirmando que cada vez mais os blogs tornam-se peças fundamentais para o marketing 2.0. Segundo ele, blogs:

- ajudam a ranquear seu site mais para cima nos buscadores;

- dirigem mais tráfego para seu site;

- geram mais leads e vendas.

Burnes ainda diz que o Twitter não ranqueia bem nos buscadores.

Já os comentários postados pelos leitores do artigo trazem pontos interessantes. Aqui vão as conclusões que tirei deles:

- o Twitter funciona como um filtro para a blogosfera, refinando o que realmente nos interessa ler, já que a mensagem de 140 caracteres permite apenas que se faça um breve comentário sobre o assunto do post e o seu link.

- o Twitter permite que analisemos mais conteúdo para sabermos o que está acontecendo on-line de uma maneira rápida.

- o twitter ajuda as pessoas a promoverem seus blogs. No meu caso, isso também é verdade. Um leitor do artigo do Rick disse que o Twitter aumentou a eficiência dos blogs. Já eu diria que aumentou a eficiência dos blogs com conteúdo realmente relevante.

- o Twitter também funciona como um macro-filtro, dando-nos a noção do que deveríamos ler e o que poderemos aprender. Segundo um dos comentários, outra razão para o Twitter ser um complemento para os blogs é que ele ajuda a filtrar o alto volume de conteúdo gerados pelos blogs.

Deixo uma sugestão em forma de pergunta:



- Quem são os principais líderes/formadores de opinião no seu segmento de negócios?

- Você está conectado a eles ou seguindo-os para estar sempre informado sobre as direções que estão tomando?




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