Empreendedor tem de escrever? Parte 2



Sempre digo, nesses tempos de conteúdo digital, que o empreendedor não precisa necessariamente saber escrever. Ele já tem o principal que é o conhecimento profundo de seus produtos e serviços.

O que ele apenas precisa é saber transformar esse conhecimento em material info-educativo para seus clientes atuais e potenciais.

Para tanto, hoje existem profissionais experientes e criativos no levantamento e criação de conteúdos referentes e complementares aos produtos e serviços que se quer divulgar.



Decifrando seu conhecimento, mesmo que ele esteja escondido

Como transformar o conhecimento que existe dentro de sua empresa, mesmo que ele esteja implícito, em conteúdo relevante para seu público-alvo?

A interpretação desse conteúdo por parte de um profissional de conteúdo contratado envolve a pesquisa, o levantamento das informações e a produção do conteúdo propriamente dito.

O levantamento de conhecimentos existentes na sua empresa compreende a reunião de materiais como folders, relatórios, publicações, imagens, etc, também como através do trabalho de coleta conjunto entre o profissional de conteúdo e funcionários que estejam disponibilizados para tal.

Na maioria dos casos, grande parte do conhecimento existente em sua empresa, e que possa ser transformado em conteúdo info-educativo, está dentro da cabeça de seu pessoal.

Ainda, e aí já é menor o número de profissionais que também se enquandram nesse caso, encontra-se o desenho de uma estratégia que permeie todo esse conteúdo de uma forma inteligente. Ou seja, maximizando os recursos empregados com sua máxima eficácia.  



Linha editorial e roteiros

A construção de uma linha editorial relevante deve alinhar as informações e as pautas por meio de textos, imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo. A linha editorial (que é diferente no caso publicações como jornais e revistas) constrói uma espécie de identidade envolvendo todo o conteúdo criado.

Ele deve ser projetado para fornecer uma visão de seus produtos e serviços sem perder de vista os interesses de seu público-alvo. Ou seja, esses segmentos com os quais você quer interagir têm de receber dados e informações convincentes e de uma forma atraente.

A seguir, você pode alimentar seu programa de marketing com mais conteúdos e, no momento certo, quando estiverem preparados para comprar, entregar ofertas e realizar vendas de produtos/serviços complementares (no caso de quem já efetuou uma compra).  



Dicas para você mesmo começar a rascunhar seus textos


  • ·        Artigos com conteúdo relevante e diretos para atrair e reter a atenção do seu público.

  • ·        Frases e sentenças estrategicamente distribuídas para captar a leitura escaneada que o internauta costuma usar.

  • ·       Atenção para escrever artigos únicos, contendo as palavras-chaves mais indicadas, além de as dispor de forma correta pelo texto, facilitando a o ranqueamento da página em melhores posições nos buscadores como o Google, por exemplo.

  • ·       Assertividade, com o conteúdo-mensagem principal que de deseja passar vindo na frente, sem se esquecer do escalonamento correto de sub-itens distribuídos pelo correr do texto.

  • ·      O número de parágrafos, sentenças e palavras varia dependendo do tipo de conteúdo/ público para que se possa garantir a completa compreensão do internauta em relação a mensagem e sem que se perca sua atenção.



Escrevi: e agora?

A distribuição do artigo pela web também não pode ser esquecida. Um artigo relevante, que capte a atenção do leitor e depois ofereça informações complementares através de um link apontando para o seu site/blog/perfil no facebook/etc, é fundamental dentro de uma estratégia de webmarketing.


Os artigos, se corretamente estruturados, têm o poder de contarem com mais chances de ser encontrados em buscas no Google e nos demais buscadores.

Você tem inúmeras maneiras de submeter seus artigos a blogs/sites, mas esse é tema para um próximo post.



Finalizando

A vantagem de contratar um profissional de conteúdo e que tem visão de marketing é que você vai economizar muito tempo, esforço e preocupação com cada artigo-conteúdo que tenha de criar. 


A seguir, deixo um dos posts mais visitados e que é a parte um desse post.

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