Pesquisar é bem mais do que jogar a palavra ou frase desejada no Google. Saber escolher as palavras que vão trazer mais resultados favoráveis na busca faz toda a diferença.

Trago aqui um resumo de duas matérias da revista Dicas Info da Editora Abril sobre o Google (imagem abaixo).

Macetes

- Se você sabe o título exato de um artigo ou quando quer encontrar algo que em que saiba alguma frase contida no texto, da mesma forma que uma música que você não saiba o nome mas conheça o refrão, digite a sentença/frase entre aspas, o que significa para o Google a opção com todas as palavras.

- Para pesquisar arquivos em PDF (Acrobat Reader) digite o termo pesquisado seguido de filetype:pdf.

- Se você encontrar um endereço que gostou e quer encontrar outros e quer encontrar outros parecidos, clique no link similar que aparece logo abaixo do resultado de pesquisa de que você gostou.

- Para saber quais páginas têm um link direcionado para seu blog ou site, basta digitar no campo de pesquisa o seguinte termo ‘link: www.endereço-do-seu-site.com'’. Esse macete também funciona para quem está lincando seus concorrentes. Basta trocar seu endereço pelo do concorrente pesquisado.

Por fim, quando você pesquisa concorrentes, fornecedores ou outras blogs/sites relativos ao seu segmento de negócio, ao achar quem os está linchando, você pode descobrir parceiros para o seu negócio.

- OU – Se você quer pesquisar um termo ou outro é só colocar ‘or’ no meio. Por exemplo, se você quer pesquisar franquias de alimentação e franquias de restaurantes, basta colocar ‘or’ entre as duas sentenças que você obterá resultados tanto de um quanto de outro. Vai ficar assim: ‘franquias de alimentação or franquias de restaurantes’.

- Excluir – Caso queira pesquisar franquias de bijuterias, mas queira excluir uma marca específica, digite ‘franquias de bijuteria ~marca excluída’.

- Filtrar por data – Ir à coluna da direita e preencher do dia x ao dia y.

Outros Macetes

- Google Blogs – Para buscar somente blogs vá em: //blogsearch.google.com

- Google Places – Para buscar lugares vá em: //places.google.com/hotpot

- Para buscar idéias e comentários feitos nos grupos de discussão do Google, do Yahoo Respostas, etc, vá em: //groups.google.com

- Google Books – Para selecionar e organizar leituras vá em: //books.google.com  

- Google Notícias – Para buscar e filtrar notícias digite as palavras/frases que desejar, depois filtre no painel esquerdo clicando em ‘qualquer conteúdo’ ou ‘imagens’ ou ‘ blogs’ e, a seguir, mais abaixo, você pode filtrar mais ainda por ‘última hora’, ‘último dia’, ‘última semana’, último mês, ou ainda, arquivos. Vá em: //news.google.com


1 comentários:

Inajara disse...

Gostei mto, bem útil!

top