Existem muitas pessoas que podem ser seus clientes, mas não são. E elas não o são exatamente porque, mesmo que conheçam sua empresa, não sabem como decidir por qual produto/serviço: qual, onde, como e porque lhes resolverá um determinado problema.

A primeira idéia que vem a mente do empreendedor é a de que basta fazer divulgação que irão “chover” clientes em sua porta (ou site). Na realidade, essa é uma idéia completamente romanceada do que é captar clientes e efetuar vendas no dias de hoje.

Pequenas empresas que têm seus índices de lucratividade crescente mês a mês, tiveram antes de investir na capacitação de seu pessoal e em estratégias de marketing.

Mais uma vez venho dizer que blogar pode ser uma grande solução para o pequeno empresário ou para quem tem uma carreira autônoma de qualquer espécie.

No entanto, os resultados não são imediatos com se pode pensar. É importante ser estratégico, conhecer seu público-alvo, pensar no conteúdo certo para ele, traçar um planejamento editorial e de web marketing (marketing na web) para seu blog.


Trabalhando estrategicamente seu blog, os principais benefícios que você pode alcançar são: 

- Encontrar clientes potenciais de uma maneira mais direta e rápida, demonstrando o seu conhecimento (expert) nos assuntos relativos a seus produtos/serviços.

- Aumentar a lucratividade de suas vendas já que você pode fazer vendas melhores para clientes que necessitam de uma quantidade e diversidade maior de seus produtos

- Conhecer melhor quem é seu público-alvo, ou seja, clarear sua idéia de quem são seus potenciais compradores, e até encontrar novos nichos que você não imaginava e começar a trabalhá-los um a um de forma mais focada.

- Maximizar o número de recomendações, já que seus clientes satisfeitos e amigos desses clientes vão recomendar seu blog no meio social em que vivem, onde muito provavelmente se encontram outros clientes com o perfil de seus produtos.



Três dicas rápidas e certeiras para um blog

Como disse em outro post, o empreendedor tem de escrever.
Ou ter alguém que faça isso para ele. Afinal, ele conhece tudo de seu produto, serviço ou negócio e tem de traduzi-lo em palavras, tornando-as úteis e atraentes o suficiente para que para o seu público-alvo leia, além de fidelizar o leitor.

Aí vão as dicas: 


1. Desenvolva um “hall” de palavras-chaves de buscas no Google e nas mídias sociais para usar nos textos: para ser achado pelas buscas no Google, desenvolvi um “hall” de palavras-chaves que o meu público-alvo utiliza no momento em que busca soluções em comunicação e vendas. Utilize o Google Keyword Tool.

2. Desenvolva um roteiro de conteúdo, se possível, determinando uma ordem lógica no encadeamento dos posts, e até faça posts divididos em duas ou três partes, ou ainda séries de posts com até 8 partes, no caso de assuntos mais importantes e que precisam ser assimilados de uma forma mais “mastigada”.

3. Se você não tem tempo/paciência para criar conteúdo, uma idéia é contratar um estagiário de jornalismo/publicidade para te ajudar a transformar seu conhecimento em material publicável. O empreendedor, na maioria das vezes, tem um repositório de valor incalculável de conhecimentos sobre seus produtos/serviços, mas não sabe como aproveitá-lo em um blog. Esse estagiário também pode entrevistar seus funcionários e colher material.



Por fim, o mais difícil é incentivar as pessoas a comentarem. Na verdade, a proporção de pessoas que visita um blog em relação às que deixam um comentário é muito baixa.

Mantenha-se firme e siga em frente. Até porque, como disse o expert em marketing na web, Chris Brogan, o conteúdo deve vir acompanhado do sempre indispensável relacionamento para o sucesso de um negócio.

2 comentários:

Equipe MITI disse...

Olá, já que seu blog é sobre marketing digital, mídias sociais, publicidade, enfim, comunicação em geral, esse desafio pode ser uma boa… a MITI vai participar da ProXXIma, um dos maiores eventos sobre marketing – inclusive o digital – do país, e vai dar um convite ao tweeteiro que vencer o desafio cultural. Acesse nosso Facebook – http://ow.ly/4HlVf – e saiba como participar. Abraços, equipe MITI.

Alvaro Nassaralla disse...

Ok, Equipe MITI! Vou ver o link! abçs

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