Blogar ou não blogar: eis a questão para o empreendedor



Mesmo para quem escreve profissionalmente, acontecem vários momentos de bloqueio e criatividade. 

Isso é normal. Afinal, não se trata apenas de escrever, mas principalmente de conceber um tema, idealizar os caminhos de seu desenvolvimento, e tomar o cuidado para não perder a coerência, desviando-se durante o “trajeto” para outra direção, ou tema.

Para o empreendedor, blogar pode ser visto como um exercício físico. Você começa a malhar, sente dores, esforça-se e, depois que entra no ritmo, além de tudo ficar natural, começa a sentir necessidade de escrever mais e mais posts.

Para o site Mashable, referência em notícias sobre mídias digitais e sociais, tecnologia e cultura web:
“Blog é o veículo de marketing certo para você e seu negócio/profissão/carreira, sabendo que existem muitas tentativas-erros-e-acertos para se gerar tráfego para um blog, construindo lembrança na mente das pessoas com o tempo, e também marca e valor para o seu pequeno negócio”.

O tarimbado jornalista americano Bill Stout disse que “não importa se você escreve bem, contanto que escreva corajosamente.

Querer ajudar de verdade seus clientes atuais e potenciais e buscar com vontade o conteúdo que lhes seja útil já é um grande passo para blogar. Você pode começar com conteúdo de terceiros, adaptando-o para o seu caso. Para quem acha que não pode escrever ou criar conteúdo, veja algumas idéias para começar. Você pode:


- reproduzir conteúdo de outros blogs / sites, incluindo o nome do autor e o link do material original;

- editar o conteúdo de terceiros adaptando para o seu caso, citando as referências quando for o caso;

- combinar com conteúdos anteriores de seu blog, fazendo uma espécie de seqüência ou série sobre um assunto em particular;

- existe muito material na internet sobre vários assuntos que são liberados de direitos autorais (é só questão de investir tempo e paciência procurando-os e depois oferecer como um bônus para seu público);

- indicar sites ou ferramentas online para auxiliar na vida digital de seu público 
não deixa de ser uma dica útil para quem está na internet e frequenta as mídias sociais. Por exemplo, descobri uma ferramenta que conecta você em tempo real ao seus contatos do Twitter, Facebook, Linkedin, MySpace, entre outros, que é o TweetDeck (www.tweetdeck.com).  

(*) Preste atenção na correção do português: erros de ortografia podem causar estragos na sua credibilidade

Empreendedores de sucesso estão desenvolvendo conteúdo educativo acerca de seus negócios 

O conteúdo educativo postado em blogs visa facilitar o dia-a-dia do seu público. No exemplo de hoje, temos o blog da loja virtual de cosméticos, Beleza Store. Ela mesma descreve seu trabalho de geração de conteúdo:

“O site e o Blog da Beleza Store foram criados de um desejo de passar a frente todos os conhecimentos de mais de 15 anos de profissão no mundo da moda, acompanhando as evoluções desse mundo maravilhoso”.
Como uma loja de cosméticos, seja uma de rua, de shopping ou virtual, não importa, poderia gerar conteúdo em torno de seus produtos/serviços?

Em primeiro lugar escreva uma série de categorias e subcategorias de temas em torno dos seus produtos/serviços. Vamos pegar o exemplo da Beleza Store. Em seu blog, encontramos as seguintes categorias de assuntos:

- Cabelo, Cosméticos, Cuidados Pessoais, Depilação, Esterilização, Inspirações, Maquiagem, Notícias, Perfumaria, Shampoo.

Agora, vamos ver os mais recentes conteúdos desenvolvidos pelo comércio virtual Beleza Store:

- Famosas usam e abusam dos vestidos:
http://www.blogbelezastore.com.br/famosas-usam-e-abusam-dos-vestidos/

- Super dica para essa sexta-feira: Beleza afro – Cabelos crespos (Enviado via Twitter com link para o blog): 
http://www.blogbelezastore.com.br/beleza-afro-cabelos-crespos/


- 4 Pentados rápidos e práticos para o final de semana: 
http://www.blogbelezastore.com.br/4-pentados-rapidos-e-praticos-para-o-final-de-semana

- Escova perfeita
- Looks que os homens odeiam
A Beleza Store, pelo que pude entender, é dirigida para os profissionais de beleza e estética. 

Mas acredito que esse post demonstra como o desenvolvimento de conteúdo tanto pode ser feito no caso de uma empresa que atenda outras empresas (donos de salão, profissionais de estética), quanto o consumidor em geral (lojas de produtos de beleza dirigidos para o grande público).

Nos dois casos, variando logicamente a estratégia, cabe muito bem o conteúdo educativo.

Concluindo, hoje todos buscam a internet para se informarem, para se aperfeiçoarem, para buscar um constante auto-desenvolvimento. E é aí que o empreendedor que pensa grande entra!

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