Marketing de conteúdo é o futuro-agora!
7deoutubro
Criar conteúdo não é nenhuma novidade para jornalistas e profissionais do meio editorial em geral.
A novidade é que o conteúdo está sendo utilizado como estratégia de marketing, sendo chamado como marketing de conteúdo.
A novidade é boa para quem domina a área já que esse tipo de estratégia atrai e cativa os clientes com material inteligente e, dentro das possibilidades, interativo.
Em outras palavras, o marketing de conteúdo estimula o cliente a falar, influenciar e até participar diretamente na co-criação de conteúdos da empresa. Conteúdos, é claro, que gerados em torno dos produtos, serviços e marcas da empresa.
O que é marketing de conteúdo?
Segundo, Joe Pullizi, da Junta 42 (//blog.junta42.com), “Marketing e conteúdo é a arte de entender EXATAMENTE o que seus clientes precisam saber, e entregar essa informação a eles de uma maneira relevante, convincente e atrativa para incrementar os seus negócios”.
Como isso é feito?
De várias maneiras.
Dependendo do tipo de produto/serviço você pode utilizar táticas e ferramentas diferentes. A mais utilizada é a realização do marketing de conteúdo através de seu blog com a entrega de material de qaulidade. O conteúdo a ser gerado em torno de seus produtos/serviços/marcas pode ser entregue através de:
- estudos de caso,
- estórias de sucesso,
- jogos,
- artigos e/ou entrevistas com especialistas convidados,
- maneiras criativas de usar seus produtos/serviços, etc.
No fim de tudo, a conclusão é que, segundo Pullizi, “o marketing de conteúdo capacita as empresas a construírem um nível de confiança entre seus consumidores que faz com que seja fácil para estes comprarem“.
E as pequenas empresas e profissionais liberais?
As pequenas empresas e os profissionais que trabalham por conta própria podem, na maioria das vezes não terem tempo ou não serem capazes de gerar conteúdo em torno de suas atividades. E esse pode ser o desafio. Ter de investir em um profissional que produza.
Ou até, de maneira inteligente, fazer parceria com empresas complementares (por exemplo, uma loja de conserto de roupas e um armarinho) para contratarem juntos esse tipo de serviço.
Assim, o conteúdo gerado para uma empresa será muito similar ao gerado para a outra, poupando tempo do profissional de conteúdo, e reduzindo o valor cobrado pelos serviços. Além é claro das duas empresas dividirem os custos.
Esse foi o primeiro post sobre o tema. Vem uma série aí com muitos exemplos. Fique ligadoooo!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentários:
Olá alvaro. Muito legal seu artigo. realmente o conteúdo cada vez mais é rei. Para complementar seu artigo sugiro outro artigo http://engrenagensweb.com/2010/02/por-que-o-conteudo-e-rei/.
Percebo q lista a hubspot em seu blogroll e acho q gostará dos artigos da Inbound marketing Brasil.
gde abraço
Postar um comentário