O problema e a solução para as pequenas empresas

Qualquer pessoa de sucesso tem a consciência

de que não conseguiu nada sozinho.


(Bernardinho – Técnico da Seleção Bras. de Vôlei)



Honestamente, posso dizer que nenhum empreendedor pode ir muito longe sozinho. Ele precisa de ajuda estratégica e as ferramentas certas na mão.


Como autônomo e empresário, conheço os desafios, a falta de grandes orçamentos para investir no negócio e o famoso “o que eu faço agora” dos períodos mais apertados pelos quais passam os empreendedores em geral.


Meu trabalho funciona em parte como parceiro, coaching e amigo, ajudando empreendedores a se concentrarem no que fazem de melhor, provendo-os com conhecimento e ferramentas que os ajudam a alcançarem seus objetivos de mercado.



O problema


Veja se você se identifica com o quadro descrito abaixo:


Quando abrimos um negócio, investimos toda a nossa paixão e conhecimento nos produtos ou serviços que vamos vender. No entanto, as vendas ficam longe de corresponder ao que se esperava. É aí que surgem questões como:


- Se sou um especialista neste negócio e meus produtos apresentam UMA SÉRIE DE VANTAGENS AO CONSUMIDOR, por que as vendas estão baixas?


- Ainda mais, se meus produtos têm todas estas vantagens e UM PREÇO INFERIOR AO DOS CONCORRENTES, por que o número de vendas não está correspondendo ao esperado?


Na verdade, no mercado atual, produtos e serviços deixaram de atrair compradores por si só.


Diante disso, qual é a chave para o seu sucesso no mercado atual? De que modo você obterá lucros crescentes e continuados?



A solução


Um cliente me disse que passou dois anos “fazendo o seu bolo”: queria dizer com isso que estudou e aperfeiçoou seus serviços e funcionários com todo afinco.

Quando o trabalho atingiu um nível de alta “lapidação”, ele então teve um “estalo” (o qual eu chamei de “Click do Marketing”).


Simplesmente, ele visualizou que toda a qualidade e diferenciação obtida seriam ainda insuficientes para atingir suas metas. Percebeu que precisava pensar em como o serviço é de fato percebido e comprado pelo seu público.


O click que ele teve foi algo muito valioso para um empresário manter-se no mercado atual. Temos vários exemplos de empresas - com os melhores produtos e serviços - que foram engolidas pela concorrência.


Meu cliente percebeu que, para vencer, tem de olhar para fora e trabalhar o mercado profissionalmente. E trabalhar o mercado profissionalmente é uma boa definição de marketing.


Veja alguns dos principais benefícios que um programa de marketing profissional pode trazer para a sua empresa ou atividade profissional:


  • Captação de novos clientes e fidelização dos já existentes.
  • Amento do consumo médio por cliente (maior quantidade e variedade de produtos/serviços) e da recompra.

  • Ter apresentação profissional em mãos para quando aparecerem oportunidades de novos negócios.

  • Fixar a imagem (posicionamento) correta da empresa junto ao seu público-alvo.

  • Passar as informações sobre a sua empresa para diferentes públicos como clientes potenciais, público interno, imprensa, fornecedores, parceiros, formadores de opinião, entre outros.

  • Dar o exemplo de profissionalismo para que seus funcionários sejam mais dedicados e motivados.

  • Construir credibilidade junto ao mercado e outras empresas, facilitando a sua entrada em novos negócios e incrementando o surgimento de convites para oportunidades de sucesso.

Como um programa profissional de marketing pode ajudar as pequenas empresas e os profissionais liberais / autônomos


O Comunicar & Vencer é dedicado a equipar o empreendedor com estratégias, ferramentas e conhecimento que possam levá-lo ao sucesso de mercado dentro do seu orçamento.


Para tanto, o programa de marketing deve contemplar ações integradas para que se consiga:


  • atingir seus consumidores-alvos,

  • despertar sua atenção,

  • provocar a lembrança recorrente sobre você/sua empresa/seus produtos e serviços,

  • atraí-los para o seu estabelecimento/website/blog,

  • fechar vendas,

  • estimular a recompra e, então,

  • fidelizá-los.

Sinceramente, Empreendedor, se sua situação está difícil, não se desespere! Já passei por isso, vi e atendi muitos clientes nessa mesma situação.

Pense nisso: existem pessoas sérias que podem e querem te ajudar!

0 comentários:

top