Notas da Semana do Empreendodorismo na PUC/RJ



A PUC/RJ participou da Semana Global doEmpreendedorismo promovendo palestras hoje, 12/11/12,  sob a responsabilidade do Coordenador da Graduação de Empreendedorismo, Luis Felipe Carvalho.


Na última parte, destinada a empreendedorismo na indústria criativa, três cases foram apresentados:


BENFEITORIA – Dorly Neto    
OBRA VÍDEOS – Guilherme Abrunhosa
QUEREMOS – Tiago Compagnoni


Hoje, vou postar o primeiro case.


CASO 1: Benfeitoria – “A única que faz financiamento coletivo sem cobrar comissão


Mediada por Rafael Zaremba, professor da cadeira de “Atitude Empreendedora” na PUC, a primeira palestra foi do fundador do site de Crowdfunding (financiamento coletivochamado Benfeitoria. Dorly Neto disse que sua plataforma online veio para acabar com aquela desculpa de “gosto dessa idéia/projeto, mas não sei como ajudar”.

As pessoas podem doar dinheiro, seus próprios serviços/especialidades ou bens (comida, refrigerante, equipamentos, etc).

Por exemplo, com a pacificação da comunidade Santa Marta (Botafogo – RJ), acabou-se a festa do dia das crianças que era realizada anualmente. Com isso, o organizador da festa aliou-se a Benfeitoria que abriu cotas de 10, 30, 50 e 100 reais. Depois decidiu abrir cotas de 200 reais, onde o doador ganharia em troca um tour pela comunidade, um pernoite e uma feijoada de uma conceituada cozinheira local.

Dessa forma, conseguiram 5 doações de 200, como também das outras cotas menores. Além disso, como uma nova forma de escambo online, pessoas que gostariam de fazer o tour turístico pela comunidade, também poderiam doar seus serviços ou refrigerantes (etc) para diminuir o custo do evento, e com isso ganhariam um passeio.

Dorly atentou para o fato de que várias barreiras de engajamento da sociedade estão caindo com o aumento da penetração da web, e isso acaba com aquela idéia de liderança individual (ou o mito de ‘salvador da pátria’), abrindo caminho para um mundo de realizações coletivas.

Baseado nisso, criaram o conceito “Liga de benfeitores” para o site.

Logo no início, a equipe do Benfeitoria percebeu que teria de rasgar o Business Plan, já que não estava conseguindo adesões/inscrições de projetos que buscavam crowdfunding. Eles perceberam que as pessoas não sabiam ‘desenhar’ (conceitualizar e desenvolver) seus projetos quando, então, decidiram ajudar as pessoas a fazer sem cobrar por isso. As pessoas que doam para os projetos no Benfeitoria é que estão ajudando a custear esses serviços.

Concluindo, as oportunidades que a web abre para projetos coletivos estão ainda na "idade da pedra" ...

Para os próximos dias vou postar as anotações das palestras OBRA VÍDEOS – Guilherme Abrunhosa e QUEREMOS – Tiago Compagnoni.

0 comentários:

top