Por que eles ainda estão na era do consumidor enganável?
E por que o marketing de conteúdo é a estratégia que mais respeita o consumidor?
Às voltas de trocar o carro, visitei concessionárias e tive contato com vários vendedores.
Constatei que o grande mal das vendas persiste: achar que o consumidor/cliente é bobo. E insistem em apresentação de parcelamentos ridículos, promoções que não são promoções de fato, e vantagens que não trazem valor algum ao cliente.
Um bom consultor de vendas pode ajudar muito, mas tratar o consumidor como otário, isso não tem mais espaço nem o mínimo cabimento.
A solução
A solução para esse problema é tão somente saber apresentar soluções para o cliente. Isso mesmo, a solução é a apresentação de soluções.
E qual a maneira mais efetiva de fazer isso durante todo o ciclo de vendas? Ou seja, desde o momento em que seu público-alvo ainda não sabe que vai precisar do seu produto/serviços até o fechamento e pós-vendas?
A resposta é se utilizar de marketing de conteúdo.
Os blogs e as redes sociais entupiram o consumidor com informções sobre produtos e serviços, e as recomendações hoje são mais velozes e atingem mais pessoas do que nunca.
A ‘Socialnomics’ ou Economia Social representa a verdadeira revolução dos consumidores e a definitiva confirmação de que os profissionais de marketing devem trabalhar cada vez mais para provê-los com informações pertinentes, relevantes e entragá-las da maneira e no momento em que eles querem.
O problema é você!
As pessoas não podem acompanhar tudo que surge e aprender sobre as ‘novas novidades’. A velocidade das transformações e criação de conhecimento já esgotou a cognição humana a tempos. E o consumidor/comprador não tem culpa.
A culpa é de quem? A culpa é sua!
E o problema maior é entregar esse conteúdo de uma maneira que você entre na velocidade da vida dos clientes. Em outras palavras, atingi-los sem os atrapalhar e ainda ajudá-los a se ajudarem.
Solução novamente
Corra e busque um profissional de marketing de conteúdo enquanto é tempo! Rs.
Veja, abaixo, alguns números que resgatei de 2010
- 96% dos jovens do novo milênio se juntaram uma rede social